O misterioso caso do avião que surgiu no meio de rio na Amazônia
Moradores de Maraã, a 600 km de Manaus, acordaram com um avião sem dono boiando no rio Japurá, na quinta-feira (8). Dono ainda não apareceu
Cidades|Ugo Sartori, do R7*
Um avião foi encontrado no rio Japurá, que corta a cidade Maraã, cidade a cerca de 600 km de Manaus, capital do Amazonas, na manhã de quinta-feira (8). Apesar de ser um monomotor anfíbio, o caso está intrigrando a população local.
Aparentemente o avião não tem dono. Nada que pudesse identificar a pessoa foi encontrado dentro da aeronave que estava boiando no rio. Trata-se de um monomotor anfíbio modelo Super Petrel LS, de fabricação argentina, esse tipo de aeronave pode pousar em terra e na água.
A gestora da unidade policial da cidade, a escrivã Clara Vieira disse que apreenderam a aeronave e começaram as investigações. “Conforme o relato de moradores do município, a aeronave pode ter sido utilizada para alimentar a rota do tráfico na região.”
O avião foi retirado das águas do Japurá pelos moradores de Maraã e por um carro da Polícia Civil. As pessoas da cidade arrastaram o monomotor, de cerca de 350 kg, pelas ruas até a delegacia local.
Segundo consta na Anac (Agência Nacional de aviação Civil), a aeronave é privada e sua “situação de aeronavegabilidade” é normal.
Agora o caso está sendo apurado pela 60ª DIP (Delegacia Interativa de Polícia). A escrivã Carla Vieira declarou que até o momento ninguém se apresentou como piloto ou proprietário da aeronave.
*Estagiário do R7, com supervisão de Leonardo Martins