Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Saiba quais serão os estados mais afetados pela nova onda de calor no Brasil

Em algumas localidades do país, termômetros podem superar os 40°C nos próximos dias

Cidades|Do R7

Próximos dias serão marcados por calor e tempo seco
Próximos dias serão marcados por calor e tempo seco BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO - 17.01.2024/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma onda de calor atingirá Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, onde as temperaturas podem superar os 40°C nos próximos dias. De acordo com a empresa MetSul, as altas temperaturas resultam de uma bolha de calor que vai se instalar no norte da Argentina e no Paraguai.

A MetSul afirma que Mato Grosso do Sul será o mais afetado, em especial, na fronteira com a Bolívia e o Paraguai e no Pantanal. Grande parte das cidades do Estado terá máximas de 37°C. O calor atingirá também o sudoeste do Mato Grosso e Goiás.

O Sul sofrerá fortes impactos da onda de calor, pela proximidade com a Argentina e o Paraguai. Em Santa Catarina, o fenômeno vai persistir até a próxima semana.

Cidades próximas da fronteira argentina, no oeste e no sul do estado podem chegar a máximas de 40°C. Nesta semana, o tempo na região ficará seco, mas, a partir do fim de semana, aumenta a umidade.


Como consequência, os dias serão abafados; e as noites, quentes. Há previsão de pancadas de chuva isoladas, com tempestade de vento e granizo.

O Paraná também terá chuva isolada e intensa no começo da próxima semana. Na região de Foz do Iguaçu e no oeste do Estado, os termômetros poderão marcar 40°C.


No Rio Grande do Sul, as temperaturas serão um pouco mais baixas do que nos estados vizinhos, mas os gaúchos também sofrerão com o calor intenso.

Nos dias mais quentes, as máximas serão de 37°C a 39°C no oeste, no noroeste e nos vales. Mesmo a Serra Gaúcha deve apresentar temperaturas entre 33°C e 34°C.


Centro-sul do país será afetado pela onda de calor
Centro-sul do país será afetado pela onda de calor Reprodução/Instagram/@inmet.oficial

São Paulo com máximas de até 40°C

No Sudeste, o interior de São Paulo terá um aumento gradual de temperatura e, em algumas cidades, a máxima será de 40°C.

A chuva, por outro lado, será escassa nos dez próximos dias, o que irá agravar o calorão na área em um padrão muito acima do que é geralmente observado em março.

A capital paulista terá marcas acima dos 35°C, sendo que o recorde de temperatura na metrópole para março é de 34,3°C.

No estado do Rio de Janeiro, a capital terá tardes com calor acima de 40°C, de acordo com a previsão da MetSul.

Em Minas Gerais, haverá uma diminuição expressiva da chuva, o que irá intensificar o calor em muitas áreas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.