Operação investiga fraudes de R$ 22 milhões em contratos com Instituto Federal de Pernambuco
Justiça autorizou 20 quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em oito municípios de Pernambuco no âmbito da investigação que apura possíveis irregularidades em contratações para fornecimento de alimentos ao IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco), entre 2021 e 2025.
Segundo os órgãos, os valores contratados com o principal fornecedor ultrapassam R$ 22 milhões no período analisado.
Veja mais
As equipes também identificaram irregularidades em documentos utilizados nos contratos.
“Também foram identificados repasses de valores, por parte de um funcionário do fornecedor contratado, para servidores federais envolvidos na execução dos contratos”, informou a CGU em nota.
Além disso, a Justiça autorizou 20 quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados.
Segundo a PF, também foram descobertos vínculos entre concorrentes, além de repasses de valores, mediante uso de conta da “laranja”, por parte de fornecedor em favor de servidores da autarquia federal.
Os alvos poderão responder pela prática dos crimes de frustração ao caráter competitivo da licitação, fraude ao processo licitatório, corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Municípios
- Abreu e Lima (PE);
- Barreiros (PE);
- Bezerros (PE);
- Escada (PE);
- Paulista (PE);
- Recife (PE);
- São Lourenço da Mata (PE); e
- Vitória de Santo Antão (PE).
Denúncias
Eventuais denúncias relacionadas a esta operação ou a outras irregularidades podem ser enviadas à Ouvidoria-Geral da União por meio da plataforma Fala.BR.
Os relatos podem ser feitos de forma anônima, selecionando a opção “Não identificado”.
No campo “Sobre qual assunto você quer falar?”, deve ser escolhida a categoria “Operações CGU”; e, no campo “Fale aqui”, devem ser informados o nome da operação e o estado onde ela ocorreu.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp










