Países são obrigados a cumprir decisões tomadas em COPs? Entenda
Giovana Branco explica o conceito por trás das deliberações “não vinculantes” tomadas pelas nações
Cidades|Do R7
Apesar de extremamente importantes para a pauta climática, as decisões tomadas em eventos como a COP30 são “não vinculantes” — não obrigatórias para os países. Giovana Branco, doutoranda em ciência política, explica que o espaço de negociação criado pelo encontro permite que preocupações das delegações sejam postas na mesa, o que não necessariamente reflete em ações concretas para o desenvolvimento sustentável.
Durante discurso nesta quinta-feira (6) na cúpula dos líderes, o presidente Lula reafirmou a importância do Acordo de Paris. O compromisso de países reduzirem emissões de gases do efeito estufa é “um marco para o multilateralismo”, de acordo com o líder.
“Ele [Acordo de Paris] foi muito importante naquele momento, justamente por nos mostrar um modelo muito mais flexível sobre como ter essas metas climáticas”, pontua Branco em entrevista ao Conexão Record News. Ela afirma que o acordo conseguiu compreender melhor a realidade de cada uma das nações, “entendendo que alguns podem contribuir mais do que outros”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














