Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paraíba confirma dois casos de síndrome ligada à Covid-19 em crianças

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou nesta segunda-feira (31) que

Cidades|

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou nesta segunda-feira (31) que até a última sexta (28) a Paraíba registrou dois casos confirmados de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença que afeta crianças e adolescentes, pode estar associada à Covid-19 e tem possibilidade de levar à morte.

Leia também:

CRM cumpre ordem da Justiça, mas reafirma precariedades do Trauminha

Os casos confirmados foram registrados no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa. Ambos foram crianças do sexo masculino, de 6 e 7 anos de idade, residentes em João Pessoa e Sapé, respectivamente, já tendo recebido alta hospitalar.

Publicidade

Incluindo os dois casos confirmados, a SES contabiliza nove notificações, também com dois casos descartados e cinco que seguem em investigação (entre estes duas mortes).

SIM-P

Em comunicado publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a entidade diz que desde abril foram relatados casos de uma síndrome rara grave em crianças e adolescentes, temporalmente associada à Covid-19, inicialmente na Europa e América do Norte e mais recentemente em vários países da América Latina. As crianças e adolescentes que manifestam a SIM-P são habitualmente saudáveis, mas podem apresentar alguma doença crônica preexistente, particularmente doenças imunossupressoras.

Publicidade

Entre os sintomas mais comuns dessa síndrome estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.

Notificação

A SES divulgou, no dia 10 de agosto, uma Nota Técnicaalertando profissionais de saúde e secretarias municipais de saúde sobre a ocorrência e notificação imediata obrigatória da SIM-P, que é essencial para que se possa caracterizar o perfil da doença no país “em pessoa, tempo e lugar”, afirma o documento. A notificação deve ser feita, por meio de formulário de notificação do SUS disponível neste link, e enviadas demais informações necessárias ao e-mail simpcovid.pb@gmail.com. As notificações devem ser realizadas em 24h e a amostra laboratorial encaminhada ao Lacen-PB.

Publicidade

Questionada sobre o que a população deve fazer caso haja manifestação dos sintomas, a SES, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a doença pode se manifestar em pacientes graves, que nesta ocasião já estarão hospitalizados. Mas, caso algum sintoma característico seja demonstrado, o Hospital Arlinda Marques e o Hospital Municipal do Valentina, ambos na Capital, são instituições de referência para o atendimento dos pacientes com suspeita da síndrome.

Saiba mais sobre o coronavírus

Acompanhe gráficos e curva de contágio do coronavírus na PBVeja aqui as últimas notícias sobre o novo coronavírusDoações ajudam afetados pela pandemia; saiba como colaborarSaiba como se proteger e onde ter atendimento para coronavírusCoronavírus: Especialista orienta sobre uso de máscaras caseirasAcompanhe aqui a situação dos leitos no estado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.