Pernambuco investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol; dois homens morreram
Outro homem perdeu a visão; notificações chegam em meio a série de mortes e suspeitas registradas em São Paulo
Cidades|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária) confirmou, nesta terça-feira (30), a notificação de três casos de possível intoxicação por metanol no Agreste do estado. Dois homens, moradores de Lajedo, morreram após dar entrada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Um terceiro paciente, de João Alfredo, sobreviveu, mas recebeu alta hospitalar com perda de visão bilateral como sequela.
A notificação ocorre após uma série de casos registrada em São Paulo pelo consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Segundo o governo paulista informou nesta terça, ao menos uma morte já foi confirmada, quatro óbitos estão sob investigação, cinco intoxicações foram atestadas e outras 17 estão em apuração.
leia mais
Em Pernambuco, o hospital informou os atendimentos e notificou a Apevisa, que abriu investigação. Nos casos de morte, os corpos são encaminhados ao IML (Instituto de Medicina Legal) para exames que confirmem a causa. A Secretaria Estadual de Saúde anunciou ainda ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas, além de orientações à população e às vigilâncias municipais.
A ingestão de metanol pode provocar sintomas iniciais semelhantes ao consumo de álcool comum — como náuseas, vômitos e dor abdominal — mas evolui em poucas horas para sinais mais graves, como visão turva, cegueira, convulsões e até coma.
A Apevisa reforça que a população deve desconfiar de bebidas com preço muito abaixo do mercado, sem rótulo completo, sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária ou com lacres violados.
O Pernambuco conta com o CIATox-PE (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), que funciona 24 horas para orientar consumidores e profissionais de saúde, pelo número 0800 722 6001.
Denúncias também podem ser feitas à Ouvidoria da Secretaria de Saúde (136 / ouvidoria@saude.pe.gov.br), ao Procon de Pernambuco (0800 282 1512 / (81) 3181-7000 / denuncia@procon.pe.gov.br) e à Delegacia de Crimes contra o Consumidor (81 3184-3835 / dp.consumidor@policiacivil.pe.gov.br).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












