Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF abre processo para investigar caso de mulher expulsa de voo por se recusar a despachar notebook

Três agentes da Polícia Federal foram chamados para fazer a retirada de Samantha, que tentava ir de Salvador a São Paulo

Cidades|Do R7

Confusão ocorreu em um voo da Gol
Confusão ocorreu em um voo da Gol Confusão ocorreu em um voo da Gol

A Polícia Federal abriu, neste domingo (30), um processo para investigar uma eventual existência de crime no caso da mulher expulsa de um voo no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, por se recusar a despachar o notebook.

A investigação foi instaurada na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia e, segundo a corporação, permanecerá em sigilo até o fim das apurações do caso.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

O caso ocorreu na última sexta-feira (28), em um voo da Gol. A mulher, identificada como Samantha, foi expulsa do avião de maneira compulsória.

Publicidade

Nos vídeos que circulam na internet, é possível ver três agentes da Polícia Federal — chamados pelos funcionários da Gol — tentando fazer a retirada de Samantha da aeronave.

No entanto, ela questiona o motivo pelo qual deveria sair do avião, e um dos policiais responde: "Estou lhe retirando da aeronave por determinação do comandante". Em seguida, outro agente diz que o piloto alegou que ela precisaria sair por "questões de segurança".

Publicidade

A confusão ocorreu porque a mulher foi obrigada a deixar a aeronave por não querer despachar a única mochila que carregava. Isso porque a bagagem continha um notebook, e a orientação de todas as companhias aéreas é que objetos eletrônicos sejam levados pelo dono na bagagem de mão e não sejam despachados.

O que diz a Gol?

Procurada pelo R7, a Gol emitiu um primeiro comunicado dizendo que a cliente não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos destinados à mala e, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo. Horas depois, eles enviaram um segundo alegando que a tripulação ofereceu que o computador fosse retirado da mochila e por fim troca de assento para onde seria possível a acomodação da bagagem.

Publicidade

Veja as notas da Gol na íntegra

1º comunicado

"A GOL informa que, durante o embarque do voo G3 1575 (Salvador-Congonhas), havia uma grande quantidade de bagagens para serem acomodadas a bordo e muitos Clientes colaboraram despachando volumes gratuitamente. Mesmo com todas as alternativas apresentadas pela tripulação, uma Cliente não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas e, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo.

Lamentamos os transtornos causados aos Clientes, mas reforçamos que, por medidas de Segurança, nosso valor número 1, as acomodações das bagagens devem seguir as regras e procedimentos estabelecidos, sem exceções. A Companhia ressalta ainda que busca continuamente formas de evitar o ocorrido e oferecer a melhor experiência a quem escolhe voar com a GOL e segue apurando cuidadosamente os detalhes do caso."

2º comunicado

Para complementar e esclarecer outras dúvidas que surgiram após o envio da nota de resposta, informamos que:

- A passageira acomodou sua bagagem em local que obstruía a passagem, o que trazia risco a segurança do voo.

- Em casos como este, a tripulação não pode seguir viagem e, obrigatoriamente, precisa reacomodar a bagagem.

- A Tripulação da GOL ofereceu para a cliente o despacho gratuito da bagagem, em seguida ofereceu que o computador fosse retirado da mochila e por fim troca de assento para onde seria possível a acomodação da bagagem.

- A Companhia informou, por fim, que ela teria que desembarcar para que o avião pudesse partir.

- A impossibilidade de chegar a um acordo e a necessidade de se reestabelecer a ordem fez com que a Polícia Federal fosse acionada.

Assista ao vídeo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.