PF apreende dólares, euros e arma em operação contra o contrabando de migrantes no AP
Apurações indicam que os migrantes eram ameaçados e obrigados a pagar valores abusivos pelo transporte até Macapá
Cidades|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Polícia Federal realizou uma operação nesta segunda-feira (29) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo contrabando de migrantes, em sua maioria cubanos e haitianos, no estado do Amapá.
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Tartarugalzinho, Oiapoque, Santana e Macapá. A Justiça também determinou 17 medidas cautelares de monitoramento eletrônico.
Veja mais
As investigações tiveram início após denúncias recebidas em Oiapoque, relatando a existência de um grupo criminoso voltado à extorsão de migrantes durante o deslocamento terrestre no trecho de Oiapoque a Macapá.
“As apurações indicam que os migrantes eram ameaçados e obrigados a pagar valores abusivos pelo transporte até a capital amapaense. Em caso de recusa, sofriam intimidações com a possibilidade de serem expulsos do Brasil”, afirmou a PF.
Contrabando x tráfico de pessoas
O contrabando de migrantes é um crime que envolve a obtenção de benefício financeiro ou material pela entrada ilegal de uma pessoa em um Estado no qual ela não seja natural ou residente.
Embora o contrabando e o tráfico de pessoas possam ter formas de operação semelhantes e, muitas vezes, envolver as mesmas redes criminosas, existem diferenças significativas entre os dois crimes.
O principal elemento que distingue as condutas é a exploração do indivíduo.
O tráfico de pessoas, quando envolve deslocamento, pode ser interno (dentro de um país) ou internacional, sendo que a travessia de fronteira pode ocorrer de forma regular ou irregular.
O crime de tráfico de pessoas é cometido contra a vítima, enquanto o crime de contrabando de migrantes é cometido contra o país cuja lei está sendo violada.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
