PF apura desmatamento do tamanho de 15 mil campos de futebol na Amazônia Legal
Justiça autorizou buscas em endereços ligados aos investigados, além do bloqueio de R$ 630 milhões
Cidades|Do R7
A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quarta-feira (26) que visa combater um suposto desmatamento de uma área equivalente a pelo menos 15 mil campos de futebol na zona rural do município de Castelo dos Sonhos (PA), centro da Amazônia Legal. Os agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão em cidades do Pará e do Mato Grosso. As ações foram autorizadas pela Justiça Federal da Subseção de Itaituba (PA), que também determinou o bloqueio de R$ 630 milhões ligados aos suspeitos.
Veja mais
Os investigadores identificaram que diversas fazendas próximas à área afetada tiveram suas florestas “intensamente” desmatadas, com características de desmate em bloco. “Ou seja, uma decisão em comum entre os posseiros de tais áreas, visto a dimensão e a rapidez dos desmatamentos”, afirmou a PF.
As identidades dos investigados não foram divulgadas, e as investigações continuam. As buscas foram realizadas nas cidades de Novo Progresso (PA), Castelo dos Sonhos (PA) e Sinop (MT).
Amazônia Legal
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Amazônia Legal tem uma área de 5.015.146,008 km², e corresponde a cerca de 58,93% do território brasileiro, segundo a última divulgação da malha municipal.
A região é composta por 772 municípios, distribuídos da seguinte forma:
- Rondônia- 52
- Acre - 22
- Amazonas - 62
- Roraima - 15
- Pará - 144
- Amapá - 16
- Tocantins - 139
- Mato Grosso - 141
- Maranhão - 181
Do total das cidades, 766 estão localizadas dentro da área da Amazônia Legal e seis delas se encontram a oeste do Meridiano 44º, no estado do Maranhão.