PF faz operação contra CACs suspeitos de importar ilegalmente munições dos EUA
Foram cumpridos sete mandados de busca e um de prisão em Goiás e na cidade norte-americana de São Francisco, na Califórnia
Cidades|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (29) uma operação para cumprir sete mandados de busca e apreensão contra CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) suspeitos de importar clandestinamente munições de arma de fogo, de uso restrito, para o Brasil. As investigações começaram a partir da apreensão de 12 mil munições vindas dos Estados Unidos e destinadas a um morador de Goiânia (GO) em 2021.
Também foi cumprido um mandado de prisão contra um brasileiro nos Estados Unidos, por suspeita de ser responsável pela logística de remessa dos produtos. De acordo com a polícia, os investigados são CACs, na modalidade atirador desportivo. Eles tiveram seus registros suspensos e houve a determinação de apreensão de suas armas de fogo e munições.
A operação contou com o apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna e da Agência de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Os mandados foram cumpridos em Goiânia (GO), Trindade (GO) e São Francisco, na Califórnia, onde uma pessoa foi presa.
A partir da apreensão em 2021, outros contêineres vindos dos Estados Unidos e destinados a moradores de Goiás foram localizados. As munições foram adquiridas legalmente no exterior, mas os suspeitos não solicitaram autorização prévia do Exército brasileiro ou das autoridades norte-americanas.
No Brasil, os mandados foram cumpridos nas casas dos investigados responsáveis pelos contêineres e pela compra das munições. Os envolvidos vão responder pelos crimes de organização criminosa e tráfico internacional de munições.









