PF faz operação contra fraude em contrato hospitalar em Pernambuco
Empresa foi contratada para fornecer materiais médico-hospitalares para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus
Cidades|Do R7
A PF (Polícia Federal) fez uma operação, na manhã desta terça-feira (16), para investigar a contratação de um empresa, sem licitação, por prefeituras pernambucanas, para fornecimento de materiais médico-hospitalares para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Saibe como se prevenir e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus
Ao todo, 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão que têm como objetivo investigar os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, corrupção ativa e dispensa indevida de licitação.
A ação conta com a cooperação da Controladoria-Geral da União, e os contratos sob análise somam quase R$ 9 milhões.
Segundo a investigação, a empresa contratada era de fachada e estava em nome de "laranjas". E que ela pertencia, na verdade, a um grupo econômico que já vinha sendo favorecido há quase uma década por contratações públicas milionárias.
De acordo com informações da PF, parte dos recursos públicos recebidos era sacada em espécie ou remetida para contas de “laranjas” e de empresas fantasmas. Os saques realizados nessas contas eram sempre de forma fracionada, com o objetivo de não chamar a atenção da polícia.