PF faz operação contra fraudes em programas de agricultura familiar
Alvos são suspeitos de causarem prejuízos de R$ 50 milhões em financiamentos de projetos de agricultura familiar no Ceará
Cidades|Márcio Neves, do R7
A Polícia Federal realizou uma operação nesta sexta-feira (10) no Ceará em busca de documentos e provas de fraudes de cerca de R$ 50 milhões em financiamentos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) do Governo Federal.
Segundo a PF, um grupo criminoso obteve 351 contratos de financiamento entre 2009 e 2011 em uma agência do Banco do Nordeste na cidade de Limoeiro do Norte, cidade distante 200 km da capital cearense.
Além de buscas por documentos, a 15ª Vara da Justiça Federal em Limoeiro do Norte, autorizou, ainda, o bloqueio de contas e bens dos investigados.
Dez pessoas são suspeitas de estarem envolvidas nas fraudes, entre os quais funcionários do banco, pecuarista, elaboradores de projetos e lideranças de projeto de um assentamento de agricultura familiar.
Ainda segundo a PF, os indiciados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e fraude na obtenção de financiamento, com aumento de pena em razão do prejuízo causado à instituição bancária oficial. Já os bancários, em razão da função exercida, poderão responder também pelo crime de gestão fraudulenta.