Cidades PF faz operação contra fraudes em programas de agricultura familiar

PF faz operação contra fraudes em programas de agricultura familiar

Alvos são suspeitos de causarem prejuízos de R$ 50 milhões em financiamentos de projetos de agricultura familiar no Ceará

  • Cidades | Márcio Neves, do R7

Fraudes foram feitas com ajuda de funcionários de uma agência do BNB no Ceará

Fraudes foram feitas com ajuda de funcionários de uma agência do BNB no Ceará

Reprodução

A Polícia Federal realizou uma operação nesta sexta-feira (10) no Ceará em busca de documentos e provas de fraudes de cerca de R$ 50 milhões em financiamentos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) do Governo Federal.

Segundo a PF, um grupo criminoso obteve 351 contratos de financiamento entre 2009 e 2011 em uma agência do Banco do Nordeste na cidade de Limoeiro do Norte, cidade distante 200 km da capital cearense.

Além de buscas por documentos, a 15ª Vara da Justiça Federal em Limoeiro do Norte, autorizou, ainda, o bloqueio de contas e bens dos investigados.

Dez pessoas são suspeitas de estarem envolvidas nas fraudes, entre os quais funcionários do banco, pecuarista, elaboradores de projetos e lideranças de projeto de um assentamento de agricultura familiar.

Ainda segundo a PF, os indiciados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e fraude na obtenção de financiamento, com aumento de pena em razão do prejuízo causado à instituição bancária oficial. Já os bancários, em razão da função exercida, poderão responder também pelo crime de gestão fraudulenta.

Últimas