PF investiga suspeitos de praticar crimes contra sistema financeiro no Sul
Ação resultou em 17 mandatos de busca e apreensão e bloqueio de R$ 30 milhões em bens e valores dos investigados
Cidades|Do R7, em Brasília
A Polícia Federal cumpriu 17 mandatos de busca e apreensão nesta quinta-feira (19) contra um grupo suspeito de praticar crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. A operação aconteceu em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Durante a ação, a Justiça autorizou o bloqueio de R$ 30 milhões em bens e valores dos investigados.
Leia mais
Segundo a polícia, a operação é um desdobramento de outra ação que ocorreu em fevereiro de 2023. Na ocasião, o foco foi voltado para cambistas suspeitos de praticar câmbio ilegal, com indícios de envolvimento em lavagem de dinheiro e evasão de divisas na fronteira entre Brasil e Argentina.
Os agentes identificaram que os operadores de câmbio tinham vínculo financeiro com um posto de combustível em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. De acordo com as investigações, o local funcionava como instituição financeira clandestina, realizando operações de câmbio ilegal e adiantando valores de cheques com ágio para fins de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.