PF mira organização criminosa em operação contra garimpo ilegal de ouro
Agentes descobriram material extraído clandestinamente de terras indígenas em Mato Grosso. Mandados são cumpridos em SP e MT
Cidades|Do R7
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (14), a Operação Via Áurea, a fim de desarticular uma organização criminosa envolvida na compra de ouro de garimpos ilegais.
Os agentes cumprem um mandado de prisão e dez de busca e apreensão em cinco cidades: Pontes e Lacerda (MT), Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), São José do Rio Preto (SP) e Catanduva (SP).
A prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 1.690 g de ouro sem nota fiscal ou comprovante de origem lícita do produto, que sairia de Pontes e Lacerta rumo a Cuiabá, foi o pontapé inicial para as investigações, segundo o comunicado da PF.
A partir da prisão, os investigadores descobriram que o ouro era extraído de garimpos clandestinos de terras indígenas de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), Pontes e Lacerda (MT) e Nova Lacerda (MT), e identificaram integrantes da organização que financiavam a exploração do material.
A Justiça Federal determinou a ordem de bloqueio de valores acima de R$ 9 milhões e dos veículos dos investigados.
A operação prossegue a fim de encontrar mais envolvidos e desarticular a organização criminosa.