Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

PF prende 16 pessoas em esquema de lavagem de dinheiro comandado por homem preso

Investigação, que começou em 2023, descobriu um grupo criminoso atuante no Rio Grande do Sul

Cidades|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Seis pessoas foram presas pela Polícia Federal em Passo Fundo, RS, por envolvimento em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
  • As investigações começaram em 2023, após apreensões de drogas em postos de fiscalização na região.
  • Um homem preso no Presídio Regional é o suposto líder do esquema, que construía empreendimentos para lavar dinheiro do tráfico.
  • A Justiça Federal determinou a interdição de três endereços comerciais utilizados pelo grupo criminoso.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As investigações da PF começaram em 2023 Reprodução/PF - 24.10.25

Dezesseis pessoas foram presas, nesta sexta-feira (24), durante uma ação da Polícia Federal que investiga um grande esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Os trabalhos seriam comandados por um homem preso no Presídio Regional de Passo Fundo, que teria adquirido drogas na fronteira e efetuado a distribuição na região.

Durante essa fase da operação, chamada de Área 51, os policiais fizeram 23 medidas de busca e apreensão, sete de prisão preventiva e nove de prisão temporária Também foi feito o bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas. O cumprimento das ordens judiciais foi realizado nas cidades de Passo Fundo (RS), Lajeado (RS), Balneário Gaivotas (SC) e Cascavel (PR).


Leia Mais

A investigação teve início em 2023, quando foram apreendidos cem quilos de drogas no posto fiscal de Goio-Êm, em Nonoai (RS), durante uma fiscalização de rotina por autoridades estaduais. A carga estava em um veículo de transportadora e vinha de Cascavel (PR), com destino a cidade de Passo Fundo (RS).

Ainda no ano de 2023, foi realizada outra apreensão de 83 kg de cocaína em Passo Fundo (RS), que tinha como destino o mesmo grupo investigado. A apuração das pistas levou os policiais a crer que o grupo seria chefiado por um homem que estava recolhido na prisão. Ele teria adquirido as drogas, antes de ser detido, e construído, junto a comparsas, três empreendimentos comerciais, onde era investido e lavado o dinheiro do tráfico.


Ainda nesta quinta-feira, a Justiça Federal determinou a interdição dos três endereços comerciais, construídos em área federal, com o propósito de interromper o fluxo do crime e possibilitar a retomada dos imóveis pela União. São investigados os crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.