Polícia Federal investiga suposta ameaça de Comando Vermelho à COP30
Inquérito foi instaurado na terça-feira (4). De acordo com o MJSP, as ameaças ocorreram dia 30 de outubro
Cidades|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília e Natália MartinsOpens in new window
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Polícia Federal instaurou, na terça-feira (4), um inquérito policial para apurar a suposta ameaça contra a empresa responsável pelo fornecimento de energia da COP30 (30ª Conferência das Partes da ONU sobre o Clima), em Belém.
Uma pessoa ligada à facção CV (Comando Vermelho) teria coagido a empresa Verene Energia S.A. a cessar as obras de expansão da Subestação Marituba, sob ameaça de corte da distribuição de energia no local onde acontecem os debates da Cúpula.
Leia Mais
A investigação da PF busca esclarecer se o fato envolve um movimento isolado ou eventual vínculo com organização criminosa. Em nota, a organização da COP30 afirmou que trabalha junto à Polícia Civil e a Polícia Militar do Pará e que as medidas de segurança seguem mantidas no local, sem interrupção das atividades.
O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) afirmou ter elaborado um relatório de inteligência quatro dias após a ameça, feita em 30 de outubro. O documento foi imediatamente enviado às forças de segurança do Pará, à PF (Polícia Federal), à Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











