Cidades População de rua de Guarulhos (SP) recebe alimento, roupa e dignidade

População de rua de Guarulhos (SP) recebe alimento, roupa e dignidade

Voluntários do Anjos da Madrugada fazem ação social semanalmente. Com a crise da covid-19, aumentou o número de pessoas vivendo nas ruas

Anjos da Madruga ajudam as pessoas em situação de rua

Anjos da Madruga ajudam as pessoas em situação de rua

Divulgação

Todas as terças-feiras, 180 voluntários do programa social Anjos da Madrugada -- mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus -- circulam por locais da região de Guarulhos (SP) frequentados por pessoas em situação de rua. A cada semana, eles distribuem mais de 700 refeições (sopa) e doam peças de roupa, calçados, cobertores, além de oferecer, gratuitamente, serviços de cabeleireiro, barbeiro e manicure.

De acordo com estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a população em situação de rua no Brasil cresceu 140% a partir de 2012, chegando a quase 222 mil brasileiros em março deste ano, “e tende a aumentar com a crise econômica acentuada pela pandemia da covid-19”.

Voluntários ajudam também com roupas e corte de cabelo

Voluntários ajudam também com roupas e corte de cabelo

Divulgação

Andrio Pinna, responsável pelos Anjos da Madrugada na cidade, explica que o objetivo da ação é levar mais dignidade a essas pessoas. “Não levar só alimento, não só uma peça de roupa, mas também entregar carinho. Muitas delas só precisam conversar, só precisam alguém para ouvir o que têm a dizer”.

“A gente senta, conversa com eles, oferece um prato de comida quente. Enquanto ele vai comendo, a gente vai conversando e a pessoa vai se abrindo”, relata Andrio.

A voluntária Maria Gomes conta que um dos resultados imediatos do trabalho social realizado às terças em Guarulhos é o incentivo e o resgate da autoestima dos moradores de rua. “Quando terminam o corte de cabelo, muitos saem falando: ‘olha como fiquei bonito’, ‘olha como fiquei bonita’, ‘olha, estou com a barba feita!’ Eles saem com um novo ânimo para procurar um trabalho, tentar uma mudança de vida”, conclui.

Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontou que de 0,1% a 0,15% da população das cidades médias e grandes do Brasil está em situação de rua. Por este índice, Guarulhos, com 1,3 milhão de habitantes, teria até 20 mil pessoas nesta condição.

Confira a agenda das ações dos Anjos da Madrugada na região de Guarulhos, com data, horário e local:

Anjos da Madrugada em Guarulhos
Quando: Todas as terças-feiras
Local: Guarulhos (SP) - Centro - Praça Presidente Getúlio Vargas - Av. Tiradentes, s/n
Horário: 19h00

Voluntárias cuidam das unhas das mulheres em situação de rua

Voluntárias cuidam das unhas das mulheres em situação de rua

Divulgação

Últimas