Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Por suspeita de contaminação da água, captação no Rio Tocantins é suspensa após ponte cair

Companhia de Abastecimento do governo do Maranhão tomou medida pelo derramamento de substâncias nocivas

Cidades|Do R7

16 pessoas estão desaparecidas Reprodução/CBMMA - 23.12.2024

A Caema (Companhia de Abastecimento Ambiental do Maranhão) informou que suspendeu temporariamente o funcionamento do sistema de captação superficial do Rio Tocantins devido ao desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

A medida foi tomada porque dois caminhões que transportavam substâncias suspeitas de serem nocivas à saúde e ao meio ambiente estavam entre os veículos que transitavam no local durante o acidente. Diante disso, o governo enviará caminhões-pipa para os locais afetados, que fornecerão água em locais públicos, como unidades de saúde e delegacias.

LEIA TAMBÉM

Por meio de nota, o executivo estadual reforçou que a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) recomenda que, enquanto as autoridades trabalham na identificação e no manejo seguro dos produtos, que a população evite o consumo e o uso da água, bem como banhos no Rio Tocantins, no trecho próximo ao local do acidente.

“O Governo do Maranhão segue desenvolvendo um trabalho coordenado com instituições do setor público e privado, visando a celeridade da operação de resgate, com segurança aos envolvidos e à população do entorno”, completou a nota.


Equipes de socorro foram mobilizadas para auxiliar no resgate e suporte necessário aos técnicos do governo federal e para garantir o socorro às vítimas, mas as buscas foram suspensas até que uma análise seja feita na água do local.

Até o momento, um óbito foi confirmado. Uma pessoa resgatada e levada ao hospital e 16 estão desaparecidas.


Lula comenta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para prestar solidariedade aos familiares das vítimas e destacou que integrantes da gestão federal estão no local para prestar “toda ajuda” necessária.

“Acompanho com muita atenção os desdobramentos da queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os estados do Tocantins e Maranhão. O ministro Renan Filho está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e autoridades nacionais e locais para prestar toda ajuda do governo federal na retomada do resgate das vítimas e apuração sobre o ocorrido. Meus sentimentos aos familiares das vítimas”, disse Lula.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.