Portal Correio E-book relata transformação arquitetônica de Campina Grande entre 1930 e 1950

E-book relata transformação arquitetônica de Campina Grande entre 1930 e 1950

O e-book “Quem te vê não te conhece mais – Arquitetura e cidade de Campina Grande em transformação 1930 – 1950”, de autoria do professor Marcus Vinícius Dantas de Queiroz, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está disponível para download no site da Editora da instituição. UFPB lança […] The post E-book relata transformação arquitetônica de Campina Grande entre 1930 e 1950 first appeared on Portal Correio.

Portal Correio
E-book

E-book

Portal Correio
(Foto: Divulgação/UFCG)

O e-book “Quem te vê não te conhece mais – Arquitetura e cidade de Campina Grande em transformação 1930 – 1950”, de autoria do professor Marcus Vinícius Dantas de Queiroz, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está disponível para download no site da Editora da instituição.

UFPB lança edital de processo seletivo para 1.053 vagas para cursos de graduação a distância

A publicação é destinada a arquitetos, urbanistas, engenheiros e demais profissionais que lidam com a complexidade das relações urbanas das cidades brasileiras, bem como campinenses interessados na temática.

A obra foi publicada em 2016 pela EDUFCG e agora, em 2022, está sendo disponibilizada em formato digital para download. O livro é fruto da dissertação de mestrado do professor defendida em 2008 no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos. Textos, imagens e mapas ajudam a incluir o leitor na dinâmica das distintas temporalidades propostas pelo autor no estudo.

“O objetivo desse trabalho é acompanhar as transformações no urbano e na arquitetura da cidade de Campina Grande entre os anos de 1930 e 1950, procurando investigar como discursos e práticas de circulação nacional e internacional aportaram, repercutiram e foram apropriados em um município do interior brasileiro, dentro de contextos econômicos, políticos e culturais diversos dos vividos pelos grandes centros e pelas demais capitais do país. O intuito é compreender como as investidas alicerçadas nos discursos médicos e técnicos da época romperam com as formas anteriores de produção e uso da cidade e do edifício, instaurando novas estéticas, sensibilidades e rotinas para circular, habitar e gerenciar as necessidades do corpo”, destaca.

The post E-book relata transformação arquitetônica de Campina Grande entre 1930 e 1950 first appeared on Portal Correio.

Últimas