Portal Correio Entenda por que barulhos altos incomodam cães

Entenda por que barulhos altos incomodam cães

Você deve já ter percebido que os cães se assustam e se estressam com sons muito altos. E isso se explica pela audição canina, que é bastante aguçada. Inclusive há estudos que mostram que os cães são capazes de escutar barulhos a uma distância até quatro vezes maior do que os humanos conseguem. Mas por […] The post Entenda por que barulhos altos incomodam cães first appeared on Portal Correio.

Portal Correio

Você deve já ter percebido que os cães se assustam e se estressam com sons muito altos. E isso se explica pela audição canina, que é bastante aguçada. Inclusive há estudos que mostram que os cães são capazes de escutar barulhos a uma distância até quatro vezes maior do que os humanos conseguem. Mas por que isso ocorre e como influencia negativamente nos cães?

O aparelho auditivo canino é muito parecido com o humano. No entanto, as partes interna e externa do ouvido dos cães é mais desenvolvida para a captação de sons, por isso é mais aguçada. “É uma máquina de captar sons. Os cães também contam com tímpano e um conjunto de ossículos que vibram, enviando sinais ao nervo auditivo”, explica a médica veterinária e Profa. Dra. Meire Silva, coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Unipê.

Ela cita estudos que sugerem que o aparelho auditivo canino seja capaz de filtrar os sons mais relevantes. “Enquanto os humanos são capazes de captar vibrações entre 20 e 20.000 hertz (Hz), os cães as captam entre 15 e 40.000 Hz. Sendo assim, a partir de 20.000 Hz (sons muito agudos), nós não ouvimos nada. Já os cães não só escutam, como também ficam muito incomodados com o barulho que os deixam estressados”, complementa.

Daí ser importante notar, na convivência com o seu cão, que os latidos excessivos dele são traços de comportamento devido ao barulho de automóveis e suas buzinas. O som alto pode deixá-los incomodados. Com isso, a médica veterinária orienta que até alguns barulhos do cotidiano podem ser suficientes para causar mal-estar no seu pet, justamente pela audição aguçada.

“Lembrando que, dependendo da proximidade e da intensidade do barulho, ele pode causar danos físicos ao aparelho auditivo do cão. Já sons mais distantes também podem causar danos psicológicos, provocando medo, irritação ou agitação no animal e desenvolver pânico ao animal”, finaliza Dra. Meire.

Já pensou em cuidar da saúde de animais?

A Medicina Veterinária é a sua área! O curso do Unipê prepara o futuro profissional para cuidar da saúde do animal, seja pet, de produção ou silvestre. Confira mais aqui!

The post Entenda por que barulhos altos incomodam cães first appeared on Portal Correio.

Últimas