Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funcionários da limpeza urbana fazem paralisação em João Pessoa; Emlur nega atrasos em coletas

Funcionários de uma empresa prestadora de serviço de limpeza urbana em João Pessoa paralisaram as atividades nesta quarta-feira (10). Segundo a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana da Capital (Emlur), que negou possíveis atrasos com os serviços normais de coletas de lixo na cidade devido à paralisação, a categoria reivindica o pagamento do vale-alimentação no […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Funcionários de uma empresa prestadora de serviço de limpeza urbana em João Pessoa paralisaram as atividades nesta quarta-feira (10). Segundo a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana da Capital (Emlur), que negou possíveis atrasos com os serviços normais de coletas de lixo na cidade devido à paralisação, a categoria reivindica o pagamento do vale-alimentação no primeiro dia útil de cada mês.

De acordo com o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a reivindicação com pedido de apoio à autarquia municipal foi encaminhada através de ofício pelo Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana da Paraíba (Sindlimp-PB).

No documento, assinado pelo presidente da entidade, Radamés Cândido Alves do Vale, o Sindlimp-PB justifica o pedido pelo fato de que a categoria tem sentido a diferença do pagamento adotado pelas atuais empresas de fazê-lo no quinto dia útil do mês.

“É de conhecimento das empresas do aumento dos valores dos itens da cesta básica, o que tem impactado gravemente nas condições de vida e alimentares de toda a categoria”, diz o presidente do Sindlimp-PB no ofício.

Publicidade

Diante dessa situação, o superintendente da Emlur procura pregar o diálogo entre as partes envolvidas.

“Isso é uma questão de livre negociação entre os trabalhadores, sindicato e empresas. Como não chegaram a um entendimento, houve paralisação de funcionários. Nós temos total interesse e estamos dispostos a mediar. Não existe qualquer atraso entre a Emlur e as contratadas”, disse Ricardo Veloso.

Publicidade

O superintendente revelou que os funcionários que fizeram paralisação nesta quarta-feira trabalham na empresa Limppar – Coletas e Serviços, que atua na Zona Sul de João Pessoa. Veloso informou que a Emlur já pediu sensibilidade à empresa para que atenda aos pleitos dos empregados, mas informou que as normas das relações trabalhistas já estão sendo seguidas pela terceirizada.

“Estão ocorrendo reuniões e uma parte dos funcionários está paralisada nesta quarta. No entanto, a área de atuação da empresa em João Pessoa não ficará desassistida pelos serviços de limpeza, varrição e coletas. Para isso faremos uma redistribuição de rotas para atender a Zona Sul da Capital”, garantiu Veloso, que acrescentou que não há perspectiva definida de duração da paralisação.

O Portal Correio entrou em contato com a Limppar – Coletas e Serviços, cuja sede fica no Rio de Janeiro, mas não obteve um posicionamento da empresa acerca da paralisação em João Pessoa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.