Os resultados dos esportes no ano de 1983

Quanto mais os anos passam, mais as pessoas costumam olhar para determinados eventos com um certo saudosismo. No esporte, esse sentimento...

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Crédito: Pexels

Quanto mais os anos passam, mais as pessoas costumam olhar para determinados eventos com um certo saudosismo. No esporte, esse sentimento não apenas é muito maior como também acaba por ganhar maior importância na medida em que o tempo passa. Sendo assim, confira quais foram os resultados dos esportes no ano de 1983:

Campeonato Brasileiro

Se tem um torcedor que simplesmente não esquece a década de 1980 em hipótese alguma, esse torcedor é o flamenguista. Não à toa, nesse período o Flamengo montou um dos elencos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, o qual foi vencedor de tudo o que podia em um curto espaço de tempo.

Em 1983, foi o Rubro-Negro quem levou o título de Campeão do Campeonato Brasileiro para casa. Na ocasião, o Flamengo se tornou tricampeão, igualando o número de títulos do Internacional de Porto Alegre – que havia vencido três vezes a competição na década de 1970 – e nunca mais desde então.

Na época, o Flamengo contava com um elenco simplesmente lendário, capitaneado por Zico, Júnior, Andrade, Adílio, Carlos Mozer, Leandro e companhia. No entanto, perdeu o primeiro jogo da decisão para o Santos, pelo placar de 2 a 1. Na volta, em casa, acabou vencendo por 3 a 0 e se consagrando campeão.

Libertadores

Outro torcedor que certamente jamais irá esquecer o ano de 1983 é o gremista. Afinal de contas, foi nesse ano em questão que o Tricolor Gaúcho conquistou a primeira Copa Libertadores da América da sua história, feito que ainda viria a ser repetido na década de 1990 e nos anos 2010.

O Grêmio já era uma equipe extremamente respeitada no Brasil e na América do Sul como um todo naquela época. No entanto, faltava algo a mais, um título que de fato viesse para consolidar uma equipe como um verdadeiro expoente dentro do continente. E esse título veio justamente no ano de 1983.

Naquele ano, o Grêmio venceu o Peñarol na final da Libertadores pelo agregado de 3 a 2 e conquistou a Libertadores. O primeiro jogo da decisão terminou em um empate em 1 a 1, o que deixou a final ainda mais nervosa. Na volta, 2 a 1 para o Tricolor Gaúcho, que conseguiu de vez alcançar um outro patamar no esporte.

NBA

Não dá para falar sobre o esporte como um todo em um determinado ano sem lembrar um dos que mais movimenta dinheiro no mundo e, também, mais popular. Estamos falando do basquete que, nos Estados Unidos, com a NBA, se tornou algo que simplesmente ultrapassa barreiras e alcança os mais variados públicos.

Na temporada de 1982-1983, quem se consagrou campeão da NBA foi o Philadelphia 76ers. A equipe não era nenhuma estreante na competição, longe disso, mas já fazia um bom tempo que não levantava o título de campeão. Àquela altura, a última vez que o time havia vencido a temporada foi em 1966-67.

A final foi disputada justamente contra os Lakers, que contavam com um dos elencos mais memoráveis da história da NBA. Entre os nomes estavam figuras como Magic Johnson, um dos maiores da história do esporte, e também Kareem Abdul-Jabbar, outro jogador simplesmente fenomenal.

Fórmula 1

1983 também foi o ano em que o Brasil voltou a sorrir em um esporte para além do futebol. Afinal de contas, o país foi representado na Fórmula 1, tendo sido o vencedor daquela edição da competição automobilística. Nelson Piquet foi o responsável por trazer o título mais uma vez para terras brasileiras.

Piquet já havia sido campeão da F1 dois anos antes, em 1981. Em 1982, ele acabou perdendo para o finlandês Keke Rosberg, que é pai do piloto Nico Rosberg, que compete na Fórmula 1 até os dias de hoje.

Últimas