Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paraíba precisa qualificar 97 mil trabalhadores em ocupações industriais nos próximos três anos

A Paraíba precisa qualificar 97 mil trabalhadores em ocupações industriais nos próximos três anos. A informação consta no Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 compilado pelo Observatório Nacional da Indústria. Pouco mais de 22 mil devem se capacitar em formação inicial – para repor os inativos e preencher novas vagas – e quase 75 mil já […]

Portal Correio|

Indústria
Indústria Indústria

A Paraíba precisa qualificar 97 mil trabalhadores em ocupações industriais nos próximos três anos. A informação consta no Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 compilado pelo Observatório Nacional da Indústria.

Pouco mais de 22 mil devem se capacitar em formação inicial – para repor os inativos e preencher novas vagas – e quase 75 mil já possuem uma formação ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas precisam se aperfeiçoar.

Supermercado atacadista abre mais de 290 vagas de emprego em João Pessoa; veja como concorrer

Em volume, ainda prevalecem as ocupações com nível de qualificação, cerca de 79% do total. Mas, segundo o gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra, houve um crescimento da demanda por formação em nível superior.

Publicidade

Veja mais notícias sobre empregos

“O nível superior cresce sem dúvida a uma taxa muito elevada. Então é preciso entender que fazer educação profissional não é o fim de uma trajetória. Profissionais que fazem qualificação profissional, fazem curso técnico e depois caminham para o ensino superior são profissionais extremamente valorizados no mercado de trabalho, pela experiência, pela prática e também pela formação”.

Publicidade

Márcio Guerra explica por que há diferenças nas áreas de formação demandadas entre os estados.

Acompanhe a TV Correio na internet

Publicidade

“Nós temos um país continental, com uma economia complexa, e a heterogeneidade de recursos e de produção acaba refletindo isso. Nós sabemos que, em alguns estados, há uma concentração industrial maior e em outras regiões, como a Região Norte, há uma dispersão maior. Então a estrutura industrial, ou seja, os setores que são predominantes em determinadas regiões são diferentes”.

 As áreas que mais vão demandar profissionais capacitados na Paraíba, tanto em formação inicial, quanto continuada, são: construção, transversais, metalmecânica, logística e transporte, têxtil e vestuário, couro e calçados, alimentos e bebidas, tecnologia da informação, química e materiais e gráfica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.