Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presença da Força Nacional em terra indígena no Pará é prorrogada

Portaria estendeu por 180 dias apoio à Funai na aldeia Apyterewa. Objetivo é "garantir ordem pública e incolumidade das pessoas"

Cidades|Agência Brasil

Presença da Força Nacional em terra indígena no Pará foi prorrogada por mais 180 dias
Presença da Força Nacional em terra indígena no Pará foi prorrogada por mais 180 dias Presença da Força Nacional em terra indígena no Pará foi prorrogada por mais 180 dias

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou, por mais 180 dias, a presença da Força Nacional de Segurança Pública em apoio às ações da Funai (Fundação Nacional do Índio), de forma a “garantir a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio público” na Terra Indígena Apyterewa, localizada no Pará.

A Portaria n° 74 foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17). Segundo o documento, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública – órgão ligado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Leia também

A Terra Indígena Apyterewa é um território de ocupação tradicional do povo Parakanã homologado por decreto presidencial, em 19 de abril de 2007. A região faz parte do complexo de terras indígenas afetadas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte e sua regularização fundiária, incluindo a retirada dos ocupantes não indígenas, é uma das condicionantes governamentais presentes no processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

Com a publicação da portaria, Funai e Secretaria Nacional de Segurança Pública terão prazo máximo de 15 dias para definir, de forma conjunta, as linhas de ação necessárias à avaliação e à eventual regularização das medidas de apoio logístico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.