Cidades Projeto da UFPB cria gibis para ensinar educação financeira a crianças

Projeto da UFPB cria gibis para ensinar educação financeira a crianças

O projeto de extensão ‘Educação Financeira para toda a Vida’, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criou quatro gibis infantis voltados para educação financeira. O material foi disponibilizado gratuitamente e pode ser baixado por meio deste link. De acordo com o coordenador da iniciativa, professor Wenner Glaucio Lopes Lucena, […]

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação

O projeto de extensão ‘Educação Financeira para toda a Vida’, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criou quatro gibis infantis voltados para educação financeira. O material foi disponibilizado gratuitamente e pode ser baixado por meio deste link.

De acordo com o coordenador da iniciativa, professor Wenner Glaucio Lopes Lucena, o projeto surgiu a partir da necessidade de levar a educação financeira de uma forma lúdica para as crianças.

“Queremos ensinar as questões financeiras do cotidiano. Portanto, nessa perspectiva, esperamos torná-las adultos mais conscientes financeiramente, e nada melhor que histórias para educá-las nesse mundo das finanças pessoais”, destacou o docente.

As quatro histórias formuladas pelo grupo são ‘A árvore dos desejos’, ‘A caixa forte do dinheiro’, ‘A estrada das finanças’ e ‘Economizando no dia a dia’. Segundo o professor, o objetivo é ter uma nova produção a cada dois meses.

“Já pensou quantas crianças estarão se educando de forma lúdica sem ser algo chato e cansativo? Vamos mudar a forma de pensar delas e os frutos serão colhidos no futuro!”, destacou o professor Wenner.

No desenvolvimento dos gibis, a extensão teve a parceria da plataforma Traders Club School, que ajudou no design e divulgação do trabalho.

Wenner ainda contou que um dos principais benefícios da iniciativa é mostrar que a UFPB está ultrapassando os muros da universidade e contribuindo com a sociedade. “Esse é o retorno que podemos dar para aqueles que acreditam na instituição. Posso afirmar que estamos mudando a vida das pessoas”, assegurou.

O projeto Educação Financeira vem, ao longo de 10 anos, trabalhando com crianças, jovens e adultos. Dentre as ações do projeto, estão as aulas ministradas na Escola de Educação Básica (EEBAS); a pesquisa de preços nos Supermercados do Estado da Paraíba; a realização da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira; a promoção da IV Olimpíada Paraibana de Educação Financeira; o aplicativo ‘Simula OBEF’; e paródias com base em músicas e rimas.

A composição do gibi contou com a participação dos extensionistas Adrielle Macedo, Alexia Pires, Iris Sousa, Luana Pereira, Lucas Silva, Matheus Nascimento, Matheus Soares, Tales Duarte, Vitor Nayron e Lívia Barrocas. Os interessados podem acompanhar todas as atividades do grupo por meio de endereço eletrônico ou perfil no Instagram.

Últimas