‘Proteger a floresta é proteger as pessoas’, diz Alckmin durante discurso na COP30
Vice-presidente reforçou o papel do Brasil como guardião da Amazônia e listou metas do país para aceleração da transição energética
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O ministro do Desenvolvimento e vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, reafirmou, nesta segunda-feira (17), a posição do Brasil como “guardião” do bioma amazônico, durante discurso na COP30, em Belém (PA).
“Nosso compromisso, de todos nós, [é] elaborar os mapas do caminho para a transição energética e o fim do desmatamento ilegal“, disse Alckmin. Segundo o ministro, o Brasil tem como meta triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030.
Leia mais
O vice-presidente enfatizou que o encontro de líderes marca o reconhecimento da urgência da questão climática, que enfrenta crises cada vez maiores com o aumento das temperaturas no mundo.
“Esta COP deve marcar o início de uma década de aceleração e entrega, o momento em que o discurso se transforma em ações concretas, em que deixamos de debater metas e todos nós passamos a cumpri-las”, destacou.

Neste ano, o governo aumentou a porcentagem de etanol na gasolina e a adição de biodiesel no diesel, ações que fazem parte de iniciativas ligadas à energia renovável. “A transição energética tem que ser justa, não pode deixar ninguém para trás. Queremos que ela gere emprego, renda e desenvolvimento para todas as regiões, e sirva de modelo de cooperação para outras nações”, afirmou Alckmin.
Entre as medidas apresentada pelo Brasil na COP30 está o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre, na sigla em inglês), que recompensa países que atuem na preservação de florestas. “Proteger a floresta é proteger as pessoas, porque a vida humana e a natureza são inseparáveis”, defendeu o ministro.
Alckmin reforçou o diálogo entre o governo e os povos originários da Amazônia: “Mais de 28 milhões de brasileiros moram na região amazônica e, entre eles, estão os povos indígenas e as comunidades tradicionais, que são os verdadeiros guardiões da floresta. [...] A Amazônia, com toda a sua diversidade, deve ser um exemplo de que é possível crescer, produzir e conservar, ao mesmo tempo”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














