Quando acaba a onda de calor? Alerta de perigo ainda afeta SP, RJ, MG, PR e mais quatro estados
Quase 1.300 cidades do país, incluindo o Rio, Curitiba, a capital paulista e o interior, terão domingo (28) de temperaturas altíssimas
Cidades|Do R7

A onda de calor deve dar um alívio no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país a partir da próxima terça-feira (30) de acordo com projeções do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até o final da segunda-feira (29), cerca de 1.300 cidades brasileiras ainda têm alerta de perigo devido à escalada dos termômetros.
Neste domingo (28), as altas temperaturas e a sensação de abafamento ainda afetam com intensidade São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e sul de Minas, sul do Espírito Santo, sul de Goiás, leste de Mato Grosso do Sul, norte e leste do Paraná e extremo norte de Santa Catarina.
As regiões afetadas pelo calorão, com termômetros que marcam até 5ºC acima da média para o período, são: norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Sul Goiano, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Sul Espírito-santense, Zona da Mata, Central Espírito-santense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Norte Central Paranaense, Araraquara, Sul Fluminense, Campo das Vertentes, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Vale do Itajaí, Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense e oeste de Minas.
Rio de Janeiro
Após um sábado com muito calor e praias lotadas, sobretudo em Copacabana, o Rio de Janeiro se prepara para um domingo (28) com termômetros em elevação.
A temperatura máxima prevista é de 39°C na capital e na Baixada Fluminense.
A Defesa Civil do estado indica que o céu vai permanecer claro, mas pode ficar parcialmente nublado, com pancadas isoladas de chuva com raios na Costa Verde e na região serrana.
São Paulo
Já no território paulista, existe a previsão de dois eventos simultâneos, segundo a Defesa Civil: calor intenso e previsão de chuvas fortes.
“Essa combinação pode provocar temporais rápidos, com ventos, raios e alagamentos em diferentes regiões do estado”, adverte.
Na capital paulista, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) projeta temperatura máxima no período da tarde ao redor dos 35°C.
À tarde, existe previsão de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento acima dos 50km/h e até queda de granizo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













