'Rainha do Sararé': PF prende mulher acusada de chefiar garimpo ilegal em terra indígena do MT
Marlene de Jesus Araújo e outras duas pessoas foram presas. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão
Cidades|Do R7*
A PF (Polícia Federal) prendeu Marlene de Jesus Araújo, mais conhecida como "rainha do Sararé". Ela é apontada pela investigação como a chefe de uma associação criminosa de extração ilegal de ouro na cidade de Pontes e Lacerda, que fica a 450 quilômetros de Cuiabá (MT).
Segundo a polícia, ela é proprietária de uma empresa de terraplanagem. Além dela, duas pessoas que não tiveram o nome revelado foram presas na operação. Um dos alvos continua foragido.
Foram cumpridos na terça-feira (9) quatro mandados de busca e apreensão.
De acordo com os policiais, a associação criminosa é um grupo familiar de Rondônia, que ia para Mato Grosso comandar a extração ilegal de ouro na terra indígena Sararé.
Leia também
Segundo a investigação, a família financiava o garimpo ilegal de ouro por meio da utilização de maquinário e recrutamento de pessoas. A acusação é de comercialização de ouro sem autorização legal.
A PF informou que "trabalha na proteção das terras da União e da população indígena local, ao descapitalizar esse tipo de organização que promove a degradação do meio ambiente, desmatando áreas de preservação e contaminando rios e solos".
*Com colaboração de Gabriella Justo, da Record TV