Rebelião em presídio de TO tem 9 mortos, 19 foragidos e 2 reféns
Detentos do presídio de Barra da Grota, em Araguaína, mantém professora e agente penitenciário como reféns. Veja vídeo do momento da fuga
Cidades|Fabíola Perez, do R7
Uma rebelião na unidade de Tratamento Penal do presídio de Barra da Grota, em Araguaína, no Tocantins, na tarde da terça-feira (2), deixou nove presos mortos, 19 foragidos e duas pessoas mantidas reféns. Houve confronto entre policiais e detentos em uma região de mata nas proximidades da unidade prisional.
De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado, os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) do município para identificação. A pasta informou também que há suspeita de que exista um décimo preso morto. Mas, até o momento, o órgão não obteve a confirmação.
Até a manhã desta quarta-feira (3), 19 presos continuam foragidos. Com eles, está mantida refém uma professora que trabalha na Secretaria de Educação, Juventude e Esportes e um técnico em defesa social que atua no sistema penitenciário desde maio do ano passado. Ele estava, segundo a secretaria, como chefe de plantão no momento da rebelião.
Inicialmente, os foragidos deixaram o presídio com cinco reféns, mas três foram resgatados e encaminhados ao Hospital Regional de Araguaína. Imagens compartilhadas em redes sociais mostram o momento em que os detentos deixam a unidade e levam funcionários reféns.
Segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça, a operação continua na manhã desta quarta-feira com equipes da Polícia Militar, do Batalhão Rodoviário e da Companhia de Operações Especiais. Também foram deslocados para o local policiais civis e agentes penitenciários do município e da capital.
A rebelião começou dentro da escola estadual que funciona na unidade prisional, às 14h40. De acordo com a secretaria, os presos renderam a professora e os servidores para tomar as armas. Eles teriam fugido da unidade às 16h.
A capacidade da unidade é de 480 detentos, mas, antes da rebelião, reunia 493 presos distribuídos em três pavilhões.