Rede Sismográfica registra tremores em cidades do Brasil
Moradores dos municípios sentiram os abalos sísmicos, analisados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo
Cidades|Isabelle Gandolphi, da Agência Record
Estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) registraram tremores de terra de baixa magnitude em várias cidades do Brasil neste fim de semana: Pirangi, em São Paulo; Maracás e Jacobina, na Bahia; Júlio Borges, no Piauí; e Maranguape, no Ceará.
Pirangi registrou dois tremores no sábado (27), sendo um de magnitude 2.3 mR, à 1h34, e outro de magnitude 2.2 mR, às 10h15. Moradores do município sentiram os abalos sísmicos de baixa magnitude. Esses tremores foram analisados pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo).
Na Bahia, os sismos também ocorreram no sábado. Maracás registrou um tremor de magnitude 2.1 mR às 11h55, e Jacobina um de magnitude 2.3 mR às 2h27. Não há relatos de que esses eventos foram sentidos.
Em Júlio Borges, no Piauí, ocorreu um sismo de magnitude 2.3 mR, às 18h52, também no dia 27, sem relatos de que a população local sentiu o abalo.
Já em Maranguape, no Ceará, a população sentiu o tremor de magnitude 1.7 mR, que ocorreu às 9h38 de sábado.
Os tremores que ocorreram na Bahia, Piauí e Ceará foram analisados pelo Laboratório Sismológico da UFRN (LABSIS).
A RSBR é formada por: Centro de Sismologia da USP, Observatório Sismológico da UnB, Labsis/UFRN, Observatório Nacional e conta com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).