RR: aeronave é destruída e dois homens são presos em pista clandestina de garimpo ilegal
Essa é a primeira ação de combate ao tráfego aéreo ilegal após a desativação dos corredores nas Terras Indígenas Yanomami
Cidades|Do R7
Uma aeronave foi destruída e dois homens foram presos em uma pista clandestina de garimpo ilegal, após desativação dos corredores aéreos nas terras indígenas Yanomami. A ação ocorreu na região de Surucucu, em Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela, e foi divulgada pela FAB (Força Aérea Brasileira) nesta sexta-feira (7).
Participaram da operação as Forças Armadas, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Leia também
A partir de ações de IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), os agentes pousaram na pista, na noite de quinta-feira (6), em um helicóptero da Marinha do Brasil, utilizando um equipamento de visão noturna chamado NVG (do inglês, Night Vision Goggles).
Durante a operação, dois suspeitos foram presos e o avião de pequeno porte foi incendiado. Em seguida, a equipe retornou para Boa Vista, onde a dupla foi encaminhada às autoridades policiais competentes.
Os corredores aéreos nas terras indígenas Yanomami foram desativados às 21h na quinta-feira (6). A decisão foi tomada para impedir o tráfego de aeronaves e forçar a saída de garimpeiros ilegais da região.
De acordo com a FAB, só é permitido o tráfego aéreo nessa região de aeronaves militares ou a serviço dos órgãos públicos envolvidos na Operação Yanomami, desde que previamente submetidas ao processo de autorização de voo.