Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Secretário se comove com adolescente de 14 anos que foi ‘colhida’ pelo olho do tornado no Paraná

Nesta segunda (10), subiu para sete o número de mortos; ainda há 15 pessoas hospitalizadas, mas nenhuma corre risco de morte

Cidades|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Sete vítimas resultaram de vendavais no Sul do país, com cinco mortes em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.
  • Três tornados com ventos de até 300 km/h destruíram 90% das residências em Rio Bonito do Iguaçu.
  • Estado de emergência foi decretado, com medidas como construção de casas emergenciais.
  • Apoio psicológico será oferecido aos afetados, após a perda de entes queridos e danos materiais.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nesta segunda-feira (10), subiu para sete o número de vítimas em tornados no Sul do país, especialmente no Paraná. Segundo as informações, cinco pessoas morreram no município do Rio Bonito do Iguaçu (PR), uma em Guarapuava (PR) e outra em São José dos Ausentes (RS).

Foi confirmado pelo sistema de tecnologia ambiental paranaense que três tornados com ventos de até 330 km/h atingiram a região, destruindo 90% das residências e imóveis da cidade de Rio Bonito do Iguaçu — cidade mais atingida pelos fatores climáticos.


Mais de mil pessoas foram atendidas, mas atualmente apenas 15 permanecem hospitalizadas Reprodução/RECORD NEWS

Autoridades do governo local decretaram medidas emergenciais para os moradores da cidade, dentre elas, a construção de 320 casas emergenciais e a suspensão da cobrança de energia e água; o INSS confirmou que os moradores de Rio Bonito do Iguaçu poderão solicitar a antecipação da renda mensal. Segundo o prefeito, a cidade terá que ser reconstruída com a ajuda do governo estadual com um auxílio de R$ 50 milhões.

O secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, direto de Rio Bonito do Iguaçu, falou com o programa Hora News sobre a situação de momento.


“A grande maioria dos pacientes foram liberados, muitos sofreram cirurgias [...] o fato é que nas estruturas de saúde entre Rio Bonito do Iguaçu e o pronto atendimento de Laranjeiras do Sul, entre 24 a 48 horas, passaram mais de mil pessoas, foram muitos feridos, mas praticamente 15 pessoas permanecem hospitalizadas, mas que já estão em quase quadro de alta, e não correm risco de vida”, enfatizou.

O secretário assegurou que haverá um apoio psicológico para os afetados emocionalmente devido às perdas familiares e materiais.


“É muito triste, muitas pessoas chorando, por quê? Porque perderam pessoas amigas próximas, uma cidade que é pequena, que todo mundo conhece todo mundo, ainda mais uma jovem, uma adolescente de 14 anos, que infelizmente foi colhida pelo olho do tornado e acabou perdendo a vida [...] Nós estamos com a equipe aqui da regional de saúde de Guarapuava, pessoas da área da saúde mental, força nacional do sul também vai ofertar para alguns profissionais, e as nossas universidades estaduais, principalmente a Unicentro que é sediada em Guarapuava, também vai colocar a sua equipe do curso de psicologia para nos ajuda [...]. Vamos aqui fazer o que é possível fazer, abordar as pessoas, dar assistência, dar apoio, sem esquecer desse quesito da saúde mental, porque o sentimento de medo é muito grande depois do que aconteceu”, argumentou o secretário.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.