SP, RJ, MG, PR e mais dois estados têm alerta de perigo para ventos de até 100 km/h e temporais
Inmet prevê queda de granizo, corte de energia e quedas de árvores entre esta terça (2) e quarta-feira (3)
Cidades|Do R7, com Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para temporais e rajadas de ventos para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
Segundo o aviso, há chance de chuva de até 100 mm no dia, além de possibilidade de queda de granizo, alagamentos, queda de árvores e ventos intensos — podendo chegar até 100 km/h.
O alerta é válido entre o meio-dia desta terça-feira (2) e 10h de quarta (3).

O instituto também reforça que, em caso de rajadas de vento, não é seguro se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
Quando possível, é prudente desligar o quadro de energia elétrica e tirar aparelhos eletrônicos das tomadas. Em caso de emergência, busque informações da Defesa Civil (número 199) e do Corpo de Bombeiros (193).
Capital paulista
A cidade de São Paulo deve ter mais uma semana marcada por sobe e desce de temperaturas. Nesta terça-feira (2), o tempo segue abafado, com sol entre nuvens, mas muda ao decorrer da tarde.
“Há condições para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento que podem superar os 40Km/h, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores”, alerta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.
Após frente fria que traz fortes chuvas na quarta-feira (3), os termômetros também devem cair. Na quinta-feira (4), a máxima deve chegar no máximo aos 22ºC.
Tempo seco pode castigar outras regiões
Para algumas cidades do interior do Rio Grande do Sul, especialmente na região de Bagé, e municípios do interior de todos os estados do Nordeste, o alerta amarelo é de baixa umidade.
O aviso, válido até as 21h de hoje para os gaúchos e até as 18h para quem está no Nordeste, destaca o baixo risco de incêndios florestais e danos à saúde.
As recomendações do Inmet são beber bastante líquido e evitar desgaste físico nas horas mais secas do dia, além da exposição demasiada ao sol.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
