Cidades Temporais devem atingir diferentes áreas do país, e Sul pode ter granizo

Temporais devem atingir diferentes áreas do país, e Sul pode ter granizo

Baixa pressão atmosférica no Paraguai estimula fortes áreas de instabilidade, que causam tempestades

  • Cidades | Do R7

Chuva de granizo deve atingir a região Sul

Chuva de granizo deve atingir a região Sul

Reprodução / Pixabay

Uma baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o Paraguai nesta quinta-feira (6), estimulando a formação de fortes áreas de instabilidade, que avançam para o Sul do Brasil, de acordo com o portal Climatempo.

No decorrer do dia, a instabilidade se espalha sobre o Sul e avança também sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul, provocando temporais. Há previsão de ventania e granizo no centro-oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Paraná.

Um ciclone extratropical também deve se formar na noite desta quinta, a partir dessas zonas de instabilidade que passam sobre o Sul do Brasil e vão para o oceano.

Áreas de instabilidade também crescem sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do Brasil, enquanto uma frente fria se afasta do litoral capixaba. O ar seco predomina no Nordeste, e poucas nuvens crescem sobre essa região.

Toda a região Sul fica em alerta para um temporal no decorrer desta quinta-feira, com risco de granizo e ventos de 80km/h. Em alguns locais, as rajadas podem chegar aos 100 km/k. Chove muito em toda a região, mas os maiores acumulados devem ocorrer no centro-oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Paraná.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o sol aparece por várias horas na maioria das áreas. Faz calor, e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Alerta para temporais em São Paulo, no Triângulo Mineiro, em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no sul de Mato Grosso.

Últimas