Cidades Textos, imagens e bordados transformados em ‘Mitos Enredados’

Textos, imagens e bordados transformados em ‘Mitos Enredados’

“Era uma vez”: essas três palavras tão conhecidas anunciam o começo de

Portal Correio

“Era uma vez”: essas três palavras tão conhecidas anunciam o começo de muitas boas histórias. E elas ficam mais interessantes ainda quando dispensam os príncipes-sapos, e colocam em cena outras criaturas fantásticas, como curupira, boitatá e papa-figo. Esses e outros personagens ganharam as páginas do mais novo livro da Editora UFRN, “Mitos Enredados”, de autoria da professora Angela Almeida, lançado em 2019.

Após a leitura de “O livro dos seres imaginários”, de Jorge Luís Borges, a professora conta que se sentiu impulsionada a produzir desenhos inspirados nos mitos reunidos pelo escritor argentino. Em seguida, partiu para outros dois autores: o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo e sua “Geografia dos mitos brasileiros”; e o antropólogo francês Claude Lèvi-Strauss e sua pesquisa sobre os povos indígenas. “Mas ‘Mitos enredados’ não é um livro de análise sobre os mitos, é um livro de artista, um livro de expressão artística”, esclarece Angela.

Utilizando textos, desenhos, bordados e fotografias, a professora expande a representação dos mitos reunidos na obra. “Na vida, estamos sempre nessa tensão entre o real e o imaginário. E muito do imaginário não precisa ser explicado. Um desenho, uma pintura, ela não precisa necessariamente estar muito clara. Ela precisa deixar um rastro de mistério pra que o outro possa imaginar”, comenta Angela.

No endereço mitosenredados.com.br – que ficará disponível por um ano – o visitante pode conhecer a exposição virtual, fazer o download (de graça) do livro digital, e assistir a uma serie com sete vídeos que mostram o processo de produção da obra. O projeto – que foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão – levou três anos para ser concluído, e teve patrocínio do cemitério e crematório Morada da Paz.

A obra será distribuída gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas, além de instituições de referência em arte e cultura, entre outras entidades. As cópias físicas são limitadas, mas as pessoas que trabalhem com cultura ou educação, e que tenham interesse em receber um exemplar, podem enviar a solicitação para o e-mail mitosenredados@gmail.com.

Últimas