Tornado com ventos de 250 km/h no Paraná é classificado como EF3; entenda
Escala mede a intensidade dos ventos e pode chegar até o nível EF5
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) classificou como EF3 o tornado que causou destruição em cidades do Paraná na noite dessa sexta-feira (7).
Segundo especialistas, o fenômeno entrou na classificação da escala Fujita aprimorada por conta da presença de ventos ao redor de 250km/h.
A escala começa do nível EF0 (danos leves) e pode chegar até EF5 (danos catastróficos), com a velocidade dos ventos aumentando gradualmente.
LEIA MAIS:
“Dentro de uma análise preliminar, o Simepar classificou o fenômeno que atingiu a cidade como tornado de categoria entre EF2 e EF3 na escala Fujita aprimorada, com base nas imagens de radar e nos vídeos divulgados nas mídias sociais que mostram parte da dimensão dos estragos principalmente em edificações”, escreveu Leonardo Zucuni, meteorologista do Simepar.
Município mais afetado
O município de Rio Bonito do Iguaçu foi um dos mais afetados pelo tornado, contando com cinco das seis vítimas confirmadas até o momento e mais de 400 feridos.
Mais de 50% da área urbana da cidade foi afetada, deixando um rastro de destruição por residências, comércios e prédios da região. Municípios próximos também registraram ocorrências menores.
A Defesa Civil do Paraná já foi acionada e atende as cidades afetadas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
