Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Virada no tempo: SP, MG, RJ, PR e MS têm alerta para temporal com ventos de até 100 km/h

Inmet emite avisos de perigo para o fim de semana; risco de granizo, alagamentos e falta de energia preocupa autoridades

Cidades|Do R7

  • Google News
Região Metropolitana de São Paulo também terá perigo de tempestades Paulo Pinto/Agência Brasil/Arquivo

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta sexta-feira (17) uma série de alertas de tempestade que atingem parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul estão sob risco de ventos de até 100 km/h, chuvas fortes e queda de granizo entre esta sexta e o sábado (18).


O órgão publicou alertas vermelho, laranja e amarelo, com diferentes níveis de severidade. No Rio Grande do Sul e no Paraná, o alerta é de grande perigo, com previsão de chuvas acima de 100 mm por dia e rajadas superiores a 100 km/h, além da possibilidade de granizo.

O aviso de perigo, válido até as 23h59 de sábado, prevê chuva entre 30 e 100 mm e ventos que podem derrubar árvores e provocar cortes de energia elétrica. Há também risco de alagamentos, queda de galhos e descargas elétricas.


O Inmet orienta a população a não se abrigar sob árvores nem estacionar veículos próximos a placas ou torres de transmissão. Em caso de emergência, recomenda-se acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

São Paulo e Rio

Em São Paulo, os temporais devem atingir áreas como Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Bauru, Marília, Itapetininga, Vale do Paraíba, Litoral Sul Paulista e a Região Metropolitana de São Paulo. Em Minas Gerais, o alerta cobre o Sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.


No Rio de Janeiro, há risco elevado para o Centro, Baixadas, Sul Fluminense e Região Metropolitana. No Paraná, as áreas mais afetadas são o Noroeste, Norte Central, Oeste e Centro-Sul, enquanto em Mato Grosso do Sul o alerta se estende aos Pantanais, Leste e Sudoeste do Estado.

Prevenção e monitoramento

O Inmet reforça que as chuvas podem causar transtornos no transporte e danos estruturais.


A recomendação é desligar aparelhos elétricos durante tempestades e manter documentos e objetos importantes protegidos em sacos plásticos em áreas sujeitas a enxurradas.

Os alertas variam de “grande perigo” a “perigo potencial”, dependendo da intensidade esperada das chuvas e dos ventos. Em todo o país, pelo menos dez Estados estão sob algum tipo de aviso até o sábado.

Segundo o instituto, “a combinação de umidade elevada e instabilidades atmosféricas deve manter o tempo instável até o início da próxima semana”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.