7 dicas para aumentar a vida útil da sua moto
Click Gratis|Do R7
As motocicletas sempre foram muito populares como meio de transporte no Brasil. Mas, nos últimos anos, ela se tornou ainda mais difundida e se tornando a principal escolha dos motoristas, pelos mais variados motivos. Um dos principais é o alto custo dos carros no país, que aumentaram muito de preço nos últimos anos e que praticamente acabaram com a ideia de carro popular.
E não é apenas o preço do veículo que acaba interferindo diretamente na escolha pela moto ao invés do carro. Os valores que são cobrados pelos combustíveis também acabam sendo fundamentais, uma vez que a moto costuma consumir muito menos gasolina do que os carros.
A moto também pode ser vista como uma importante ferramenta de trabalho. Afinal de contas, o mercado de entregas delivery também aumentou consideravelmente nos últimos anos, sendo que os profissionais agora podem trabalhar tanto apenas para uma empresa como também para os aplicativos.
Veja também:
Conheça as motos mais caras do mundo
Tudo isso criou um cenário muito favorável para as motos em termos de vendas e produção. Ao longo do ano de 2022, já foram registrados alguns recordes em relação a quantidade de motos que estão sendo produzidas no mercado brasileiro, com um aumento considerável em relação aos anos anteriores. A quantidade de motos vendidas também aumentou tanto que, em muitos casos, os clientes precisam enfrentar até mesmo uma lista de espera para conseguir ter sua moto.

Para quem já comprou a sua, especialmente para os que estão tendo a primeira experiência com este tipo de veículo, confira algumas dicas importantes de manutenção:
Nunca passe do prazo da troca de óleo
O óleo lubrificante tem um papel fundamental no funcionamento da moto de uma forma geral, tornando- se o grande responsável por evitar que as peças do motor se desgastam. A troca deste óleo acaba sendo muito importante para que as mais diversas peças da moto continuem funcionando como devem. Geralmente a troca deve ser feita a cada 3 mil km rodados.
Troque o filtro
No momento em que o dono da moto troca o óleo, é muito importante que ele também aproveite este momento para realizar a troca de filtro. Caso o filtro sujo e utilizado seja mantido, a troca do óleo acaba se tornando muito ineficiente, uma vez que ele acaba concentrando uma série de partículas de sujeira que vão acabar contaminando o óleo novo, reduzindo consideravelmente a sua vida útil.
Confira o nível do óleo
Mesmo que a troca do óleo seja feita sempre seguindo um cronograma, que pode levar em consideração o tempo de utilização ou a distância, é fundamental que os pilotos fiquem atentos ao nível de óleo durante a utilização do veículo, no dia a dia. O motor, quando funciona em determinadas circunstâncias, pode acabar queimando mais óleo do que o normal.
Lembre do filtro de ar
Este é outro filtro que também deve fazer parte dos cuidados que as pessoas devem ter com sua moto no dia a dia. De acordo com as informações que geralmente são divulgadas pelas fabricantes de motos, o filtro de ar deve ser revisado a cada mil quilômetros. Caso seja um modelo lavável, a dica é remover o filtro e fazer sua higiene, normalmente com água e detergente neutro.
Confira se a corrente está bem lubrificada
A corrente das motos geralmente deve ser lubrificada a cada 500 km rodados, uma quantidade muito menor do que a troca de óleo, por exemplo. Por isso, é muito importante que os pilotos fiquem atentos para não esquecer deste detalhe. No momento em que o procedimento de lubrificar a corrente estiver sendo feito, também é muito importante aproveitar para verificar se ela está bem ajustada, não ficando nem muito frouxa e nem muito apertada.
Faça a calibragem dos pneus quinzenalmente
A calibragem dos pneus deve levar em consideração alguns aspectos. Antes de mais nada, é sempre muito importante seguir as orientações das fabricantes, tanto da moto em si como também dos pneus. Mas a calibragem também vai variar de acordo com a forma como a pessoa utiliza a moto, passando pelas condições das estradas pelas quais ela vai passar e até mesmo em relação a quantidade de pessoas que vão andar na moto.
Quanto mais peso a moto estiver carregando, mais pressão o pneu traseiro deve ter. Além disso, a calibragem deve ser feita quinzenalmente, no mínimo, mesmo que a pessoa deixe a moto parada por um tempo.
Aperte os parafusos
Alguns pequenos ajustes os donos de motos devem estar preparados para fazer sem depender de um serviço especializado. Um bom exemplo é a verificação dos principais parafusos que prendem a carenagem, as rodas e o suporte. Caso eles estejam mais frouxos, o próprio dono da moto pode apertar os mesmos de uma forma simples e rápida.















