Click Gratis Como perder peso pedalando? Confira dicas de como começar!

Como perder peso pedalando? Confira dicas de como começar!

Manter o corpo em movimento é considerado fundamental para que as pessoas consigam ter uma melhor qualidade de vida, isso na opinião da grande maioria dos especialistas. Os exercícios acabam sendo divididos em diversas categorias, de acordo com suas particularidades. Os aeróbicos acabam sendo os mais comuns para quem quer melhorar o condicionamento físico e, ao mesmo tempo, perder peso. 

Alguns destes exercícios podem ser feitos juntos com determinados acessórios. A bicicleta, por exemplo, é um meio de transporte muito interessante para quem deseja se deslocar com um custo muito mais baixo, com pouco impacto negativo no meio ambiente e, ao mesmo tempo, perder peso. 

Na verdade, o hábito de pedalar, tanto em deslocamentos que precisam ser feitos no dia a dia quanto como esporte, ajuda a melhorar o condicionamento físico de uma forma geral, além de reduzir significativamente o risco de determinadas doenças, como diabetes, infarto e AVC. Além disso, ela ajuda muito a fortalecer a musculatura, especialmente das pernas. 

Veja também:

5 destinos para você fazer turismo de bicicleta Auxílio do iPhone nas pedaladas, conheça o iBike Caminhada: conheça os principais benefícios para saúde e saiba como começar

Mas a pedalada deve ser encarada como qualquer outro esporte e, por conta disso, realmente é muito importante que as pessoas tenham uma certa preparação para começar da forma correta e conseguir se manter na atividade por mais tempo. 

Como perder peso pedalando? Confira dicas de como começar!

Como perder peso pedalando? Confira dicas de como começar!

Click Grátis - Notícias

Comece escolhendo bem a bicicleta

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas escolham bem a bicicleta. Existem modelos para os mais variados tipos de perfis de usuários e também de bolsos. Mas algumas informações precisam ser levadas em consideração. Antes de mais nada, é preciso que a bicicleta seja feita para altura da pessoa. Geralmente essa é uma informação que pode ser encontrada na caixa da bicicleta. Isso ajuda a fazer com que a pessoa consiga pedalar por mais tempo. 

Mantenha sempre o ajuste do selim adequado

Quando as pessoas pedalam com o banco baixo, elas acabam flexionando os joelhos em um ângulo maior do que 90 graus. Com isso, existe um aumento na pressão nas articulações e pode gerar uma série de dores, fazendo com que existe uma redução no desempenho de uma forma geral. Além disso, nestes casos a lombar pode sofrer bastante, fazendo com que a coluna seja forçada. 

Uma dica para saber se o selim está adequado é fazer o ajuste ficando em pé ao lado da bike, posicionando o banco na altura do ossinho que temos na lateral do quadril, que fica na junção com o fêmur. 

Comece a pedalar sempre em um lugar tranquilo

Isso vale tanto para as pessoas que estão começando quanto aquelas que sabem pedalar há um bom tempo, mas que não costuma fazer a atividade de uma forma rotineira como uma forma de atividade física. É fundamental que o começo da prática aconteça em locais considerados mais calmos. Dessa forma, se adquire confiança para que as pessoas pedalem em locais mais movimentados, como o trânsito. Também é importante começar de uma forma tranquila em relação ao tempo, já que as pessoas devem respeitar todo o processo de adaptação do corpo. 

Escolha o melhor caminho para pedalar

Estude e faça uma boa pesquisa na hora de pensar no trajeto que vai ser seguido no momento da pedalada. Busque ruas menos movimentas em locais que não houver ciclovias ou ciclofaixas. Se você é iniciante e ainda não tem muito condicionamento físico, procure também fazer trajetos com menos subidas.

Respeite as leis de trânsito

É muito importante que as pessoas fiquem atentas a legislação de trânsito atual. Os ciclistas devem respeitar uma série de leis de trânsito, incluindo regras como ciclistas não podem pedalar na contramão e também precisa sempre parar nos semáforos, além de respeitar as faixas de pedestres. Enquanto estiver no trânsito, o ciclista deve sempre se manter na faixa da direita. 

Utilize sempre acessórios básicos de segurança

Além disso, existe também toda uma legislação que prevê que os ciclistas utilizem acessórios de segurança básicos, como campainha (buzina), espelho retrovisor do lado esquerdo e também sinalização noturna (refletores) dianteira, traseira, lateral e nos pedais. Utilize sempre capacete durante a prática da atividade. 

Mantenha-se hidratado

É muito importante também que as pessoas mantenha-se sempre hidratadas durante a prática da atividade física. É muito recomendado levar uma garrafa de água, já que as pedaladas podem acabar fazendo com que as pessoas acabem indo muito longe e podem simplesmente não ter onde beber água. 

Últimas