Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça os principais benefícios do açaí e saiba como preparar

Click Gratis|

De tempos em tempos aparecem determinados itens alimentares que se tornam verdadeiras febres. No momento, o açaí pode ser considerado como um grande motivador de brasileiros desistirem dos seus empregos e abrirem seus próprios negócios para vender açaí para os clientes. Mas, principalmente no sul do Brasil, este fruto parece que se tornou conhecido apenas agora, mas já é parte muito importante da rotina das refeições do pessoal que mora mais ao norte do país.

Conheça os principais benefícios do açaí e saiba como preparar
Conheça os principais benefícios do açaí e saiba como preparar Conheça os principais benefícios do açaí e saiba como preparar

Em termos de definição e composição, este é um fruto cultivado basicamente no Brasil e que tem origem na região amazônica. Hoje em dia ele consegue ser cultivado em outros lugares do país, mas grande parte da produção ainda está concentrada nesta região do país. Uma das suas principais características é o fato de ter uma cor escura, que vai do roxo ao preto. Ele nasce em cachos em locais que geralmente são mais úmidos ou alagados.

Ainda em termos biológicos, o açaizeiro, ou ainda uma palmeira-açaí (Euterpe olaracea), é a planta responsável pela produção do açaí. Ela pode ser classificada como uma monocotiledônea da família Arecaceae. Como trata-se de uma planta que realmente é nativa da região amazônica, elas também podem ser encontradas em outros países da América do Sul, tais como Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e também o Peru.

Açaí é saudável?

Este alimento é um fruto que pode ser considerado como bastante saudável, assim como acontece com a grande maioria dos frutos que são consumidos. Mas ele conta com algumas particularidades que precisam ser observadas pelas pessoas que pretendem incluir o alimento na sua rotina do dia a dia.

Publicidade

Quando comparado com outros frutos similares, o açaí pode ser considerado como um alimento um pouco mais calórico do que a média. Por isso, é muito importante que as pessoas fiquem atentas as formas de preparo do fruto, especialmente nos locais que hoje em dia costumam vender o açaí combinado com uma série de outros ingredientes.

Além de uma certa quantidade de gordura na sua composição, o açaí acaba tendo uma grande quantidade de outros elementos que acabam sendo muito importantes para a saúde de uma forma geral, incluindo fibras, minerais, como cálcio e potássio, e substâncias antioxidantes, como as antocianinas e flavonoides.

Publicidade

Principais benefícios do açaí para a saúde

Combate o envelhecimento

Este pode ser um fruto muito interessante para quem está querendo combater os efeitos da idade no corpo. Estes pequenos frutos contam com uma grande concentração de antioxidantes, especialmente com foco nas antocianinas. Essa substância consegue agir no corpo para reduzir a ação danosa que os radicais livres acabam tendo no organismo.

Regula o intestino

Manter o bom funcionamento do intestino é importante para a saúde da pessoa de uma forma geral. Como o açaí conta com uma boa concentração de fibras, acaba se tornando um aliado. Para se ter uma ideia dessa quantidade, uma porção de 100 gramas de polpa de açaí congelada conta com 2,6 gramas de fibras, quase a mesma quantidade do que pode ser encontrado em 2 colheres de sopa de aveia em flocos.

Publicidade

Controla o colesterol

Alguns estudos que foram feitos por universidades de estados no qual o açaí costuma fazer parte da alimentação rotineira da pessoa revelam que este fruto também pode ajudar muito quem possui colesterol mais elevado. Os responsáveis, neste caso, acabam sendo os fitoesteróis e as antocianinas.

Aumenta a energia

Além de ter uma série de elementos que ajudam a combater o colesterol e melhorar a circulação, o açaí também consegue fornecer uma boa quantidade de energia para quem o consome. Como conta com uma excelente concentração de carboidrato que é rapidamente absorvido pelo organismo, o fruto se tornou um dos queridinhos especialmente de quem costuma treinar no dia a dia.

Como preparar o açaí de forma saudável

Basicamente o truque é resistir a todas as tentações que acabaram sendo criadas em torno do hábito de consumir açaí. Hoje em dia a polpa se tornou uma espécie de base para sustentar os mais variados tipos de ingredientes, desde os mais saudáveis, como a granola, até os mais calóricos, como chocolates.

O ideal é consumir a polpa batida apenas com água, sendo que para cada 100 gramas de polpa pode ser utilizado 100 ml de água, com um pouco de açúcar e adoçante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.