Click Gratis Diabetes: Confira os exercícios mais recomendados para tratamento da doença

Diabetes: Confira os exercícios mais recomendados para tratamento da doença

O diagnóstico de diabetes na vida dos pacientes acaba tendo um grande impacto na vida de quem vai precisar conviver com essa que é uma doença sem cura. Afinal de contas, caso essas pessoas queiram ter a possibilidade de viver mais anos e de uma forma saudável elas terão que fazer uma série de mudanças no seu estilo de vida, além de ter que fazer um tratamento com medicamentos. 

O que é a diabetes?

Antes de mais nada, por mais que exista uma generalização, ao mesmo tempo da ideia geral de que as pessoas realmente sabem o que é a diabetes, é importante ter uma ideia correta do que se trata a doença. Antes de mais nada, a palavra se refere a um grupo de doenças metabólicas, e não apenas a uma doença específica. 

A principal característica de todas as doenças que fazem parte deste grupo é o organismo que acaba apresentando níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo. Essa é uma informação importante, pois picos de aumento da concentração do açúcar no sangue é comum em determinados momentos, mas nem durante boa parte do dia, como acontece com os pacientes. 

Veja também:

Deixe o diabetes bem longe de você! Dicas e truques de cozinha para quem sofre com diabetes Tudo sobre Diabetes: cuidados, dicas e sintomas da doença

Existem dois tipos de diabetes, sendo que a do tipo 1 resulta da produção de quantidade insuficiente de insulina pelo pâncreas. Este tipo era anteriormente denominado "diabetes insulino-dependente" e que possui suas causas desconhecidas. 

Já a diabetes do tipo 2 acaba tendo origem principal na resistência à insulina, sendo essa uma condição em que as células do corpo que faz com que não exista uma resposta muito efetiva na quebra da glicose e transformação da mesma nos elementos que são utilizados pelo corpo, o que é a principal função da insulina.

E uma parte do tratamento de qualquer um dos dois tipos de diabetes é tentar levar uma vida saudável. E isso acaba sendo a parte mais complicada para grande parte dos pacientes, uma vez que a ingestão dos medicamentos é relativamente simples de ser feita. Mas tentar consumir alimentos mais saudáveis e, principalmente, fazer atividade física, é muito importante para que o corpo consiga controlar os níveis de glicose no sangue, já que a insulina produzida não consegue ser tão efetiva. 

Diabetes: Confira os exercícios mais recomendados para tratamento da doença

Diabetes: Confira os exercícios mais recomendados para tratamento da doença

Click Grátis - Notícias

Tipos de exercícios para diabéticos

É muito importante que os diabéticos mantenham o corpo sempre em movimento. Mas também é muito importante salientar que estes pacientes precisam de um acompanhamento médico, especialmente quando o paciente possui um histórico de sedentarismo anterior à descoberta da doença.

As práticas devem começar aos poucos, assim como qualquer pessoa que inicia uma nova atividade. Os cuidados devem ser ainda específicos quando estamos falando de um paciente que já passa de uma certa idade, uma vez que isso costuma ser muito comum no caso do diagnóstico da doença. 

De uma forma geral, qualquer atividade física pode ser feita por uma pessoa com diabetes, sendo que as restrições geralmente acontecem devido a outras doenças que podem coexistir nestas pessoas ou então caso elas já tenham alguma consequência mais séria da diabetes. O que os especialistas costumam falar é que os melhores exercícios sempre serão aqueles que mais dão prazer para o paciente, uma vez que eles realmente terão que manter isso ao longo de toda vida. 

Os exercícios que mais costumam atrair as pessoas que possuem diabetes são aqueles considerados como aeróbicos, como caminhada, corrida, natação, etc. Essas atividades são muito interessantes pois realmente exigem que o corpo consuma uma grande quantidade de glicose para transformar a energia gasta para colocar o corpo em movimento. Mas, ao mesmo tempo, também são atividades que exigem um maior cuidado. 

Riscos das atividades físicas para os diabéticos

Um dos principais riscos que os pacientes diabéticos correm ao fazer atividades físicas, especialmente aquelas aeróbicas mais intensas, é a hipoglicemia. Mesmo que o corpo desses pacientes não consiga resolver as grandes quantidades de glicemia que pode se concentrar no sangue, existe toda uma mudança no corpo que também favorece a hipoglicemia, que é quando o corpo fica simplesmente sem esse importante combustível. 

Por isso, é muito importante que os pacientes monitorem muito bem os níveis de glicemia. O ideal sempre é que as atividades físicas nunca sejam praticadas sem que a pessoa consuma algum tipo de alimento ou líquido com glicose. Tomar um bom copo de suco de laranja antes do treino é muito interessante, uma vez que essa é uma fruta que conta com grandes concentrações de glicose, mas ao mesmo tempo é absorvida pelo corpo de uma forma mais fácil e efetiva. 

Também é muito importante beber água ou algum tipo de bebida isotônica durante a prática de sessões de exercícios mais longas, como caminhadas e corridas. 

Últimas