Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Plano de carreira: saiba como criar o seu

Click Gratis|

Criar planejamentos geralmente é uma atividade vista como algo profissional. Ou seja, as pessoas costumam fazer apenas dentro das empresas em que trabalham. Mas muitos ignoram o fato de que alguns planejamentos pessoais podem realmente ser interessantes para que as pessoas consigam alcançar os mais variados tipos de aspectos, incluindo o profissional.

Plano de carreira: saiba como criar o seu
Plano de carreira: saiba como criar o seu Plano de carreira: saiba como criar o seu

Criar metas ou objetivos nem sempre acabam sendo caracterizado como um planejamento completo. Afinal de contas, para que realmente a gente possa caracterizar algo como um planejamento existem alguns elementos que são considerados fundamentais, como o estabelecimentos de metas e objetivos e também um caminho que deverá ou poderá ser trilhado para que as pessoas consigam alcançar estes objetivos.

Dentro deste aspecto, o planejamento de carreira surge como uma ferramenta muito importante para pessoas que estão querendo encontrar um caminho na sua vida profissional. Este caminho pode ser tanto para queles que estão iniciando a sua jornada no mundo do trabalho quanto para aqueles que estão querendo mudar a sua situação atual ou até mesmo alterar completamente o seu caminho profissional.

O que significa um plano de carreira?

Publicidade

Basicamente existem dois tipos diferentes de planos de carreira que podem ser feitos: o primeiro deles é pessoal, enquanto que o segundo acaba tendo um caráter mais corporativo. Mas, em ambos, trata-se de um plano que acaba sendo formado por um conjunto de metas ou caminhos a serem seguidos por uma determinada pessoa para que ela possa atingir um determinado objetivo.

Características do plano de carreira pessoal

Publicidade

Um plano de carreira profissional é basicamente um planejamento que visa criar uma determinada proposta para aprimorar suas competências e também suas habilidades, para que seja possível atingir um ou mais propósitos. Este é um tipo de projeto que geralmente é criado pelas pessoas que querem mudar de cargo ou de empresa ou ainda conquistar uma determinada vaga.

Como fazer um plano de carreira

Publicidade

Faça uma boa análise da situação atual

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham plena consciência da sua situação atual, pois somente a partir deste ponto será possível fazer qualquer tipo de mudança. Para isso, é importante responder algumas perguntas, tais como: Qual sua ocupação atual? Está satisfeito com sua situação atual? O que mais gosta de fazer durante o dia de trabalho? E o que menos gosta?

Estabeleça onde você deseja chegar

Depois disso, será muito importante definir um determinado objetivo, que basicamente será o lugar, que pode ser físico ou relacionado a uma determinada posição, que a pessoa deseja estar em um determinado período. É muito importante que, dentro de um planejamento, exista uma dará para que este objetivo seja alcançado, caso contrário acaba se tornando uma coisa muito vaga e difícil de ser perseguida.

Entenda o que realmente está por trás dos objetivos

Além de definir um determinado objetivo, também acaba sendo muito importante que as pessoas consigam entender o que realmente está por trás destes objetivos alcançados. Afinal de contas, é fundamental que as pessoas tenham conhecimento dos seus reais interesses, que muitas vezes podem aparecer mascarados.

Por exemplo, se a pessoa está querendo trabalhar em uma grande empresa, o que realmente está sendo o seu motivador: Salários mais elevados? Possibilidade de crescimento? Chance de liderar uma grande equipe? Isso é importante para que as pessoas busquem também diferentes alternativas.

Faça uma boa leitura do mercado

De nada adianta fazer um planejamento de carreira sem fazer uma boa leitura e realmente levar em consideração o que acontece no mercado de trabalho no local onde a pessoa reside e também no momento. Ter a meta de trabalhar em uma carreira que está em baixa, por exemplo, não pode nunca deixar de ser considerado, mas é importante levar em consideração que isso será algo bem mais complicado e demorado de se alcançar.

Estabeleça pequenas metas dentro do planejamento

Um bom planejamento geralmente é composto por um grande objetivo que acaba sendo dividido em pequenas metas. Essas metas são importantes e vão ajudando as pessoas a ter uma sensação de progresso. Elas podem estar relacionadas tanto a atividades que dependem apenas da própria pessoa, como fazer um determinado curso, até a queles que independem delas, como conseguir uma promoção.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.