Click Gratis Saiba como refrescar sua casa mesmo sem ter ar-condicionado

Saiba como refrescar sua casa mesmo sem ter ar-condicionado

Com as temperaturas muito elevadas que acabam sendo características de praticamente todas as regiões do Brasil, muitas pessoas sofrem com o calor excessivo e com a grande quantidade de luminosidade solar que acaba incidindo diretamente em nosso território. E mesmo quando as pessoas estão aproveitando as temperaturas mais elevadas em ambientes como a praia ou mesmo em uma piscina o calor realmente pode incomodar. 

E um dos motivos pelos quais as pessoas não acabam se sentindo muito bem quando os dias estão muito quentes é o que é conhecido como estresse térmico. O corpo humano conta com um centro regulatório que é responsável por manter uma temperatura interna adequada do nosso organismo. Para isso, o corpo conta com uma série de recursos que acabam sendo acionados justamente para manter a temperatura ideal, como o suor e também a vasodilatação.

Mas quando as pessoas entram em contato com um exterior que apresenta temperaturas exageradamente quentes, o corpo simplesmente acaba perdendo a capacidade de adaptação para manter o seu nível normal de temperatura. E isso provoca uma série de sintomas considerados como o estresse térmico. 

Veja também:

8 ideias de bebidas para você se refrescar no calor do verão Como deixar a casa mais fresca durante o verão?

Os sintomas desagradáveis se tornam mais evidentes justamente quando os mecanismos de controle da temperatura se tornam ineficientes. . A vasodilatação exacerbada abaixa a pressão arterial, o que leva a hipotensão, sensação de tontura e cansaço. O excesso de suor também pode levar a sintomas de desidratação, como dores de cabeça, boca e pele secas, tonturas ao levantar ou sentar rápido demais e até desmaios. Por perdermos muitos eletrólitos no suor, câimbras também podem aparecer.

O humor também acaba sendo diretamente afetado com as alterações mais radicais da temperatura. A sensação do calor incomoda o corpo e faz com que aconteça a liberação dos hormônios do estresse. E isso faz com que a grande maioria das pessoas fiquem mais suscetíveis à irritabilidade de uma forma geral. Até mesmo o sono acaba sendo diretamente afetado, pois o nosso corpo simplesmente não consegue relaxar de forma ideal em função do estresse térmico. 

Para manter a temperatura mais confortável dentro de um determinado ambiente, um equipamento se tornou necessário: o ar-condicionado. O problema é que, mesmo diante de toda a tecnologia que temos nos dias de hoje, o ar-condicionado ainda consome uma grande quantidade de energia elétrica. E isso se torna um problema, ainda mais quando estamos passando por momentos de poucas chuvas, que eleva o preço da energia como um todo. 

Saiba como refrescar sua casa mesmo sem ter ar-condicionado

Saiba como refrescar sua casa mesmo sem ter ar-condicionado

Click Grátis - Notícias

Pensando nisso, separamos algumas dicas para tornar o ambiente mais fresco mesmo sem utilizar o ar-condicionado. 

Tenha uma decoração minimalista

Antes de mais nada, é muito importante pensar no ambiente de uma forma geral quando a meta é tornar ele mais fresco. O local deve ter uma decoração minimalista. Escolha, por exemplo, cortinas que tenham um tecido mais leve, como o algodão. Além disso, é muito interessante também que as cores escolhidas sejam mais claras, pois elas ajudam a reter uma quantidade menor de calor dentro dos espaços fechados. 

Escolha mais materiais com algodão

O algodão é muito interessante cono escolha dos principais materiais para itens como lençóis para a cama. Muitos acreditam que lençóis de cetim e de seda são melhores pois oferecem aquele primeiro contato gelado, mas eles esquentam mais e mais rápido. Já o algodão acaba permitindo que o corpo respire de uma forma mais eficiente, fazendo com que as pessoas sintam menos calor. Outra dica interessante é colocar lençóis dentro da geladeira, sempre envoltos em um saco plástico, oferecendo uma sensação fresquinha no momento em que as pessoas deitam. 

Abra as janelas durante a noite

É muito importante que as pessoas abram bem todas as portas e janelas da casa durante o período da noite, pelo menos por algumas horas. Isso vai ajudar a estimular a ventilação cruzada. Durante o dia, pode ser mais interessante manter as cortinas e também as persianas fechadas, o que faz com que uma menor quantidade de luz solar entre no local. 

Garrafa de água gelada

Uma garrafa de água gelada pode realmente ser muito interessante e ajudar bastante para aliviar o calor. As pessoas que desejam apenas uma sensação inicial de refresco pode colocar essa garra de água bem gelada na frente do ventilador. 

Utilize o exaustor

A grande maioria dos ventiladores de teto contam com a função de exaustor, que basicamente é aquela que joga os ventos para cima, ao invés de para baixo. A grande maioria das pessoas, no calor, querem sentir o vento batendo diretamente no seu corpo. Mas, em determinados momentos, pode ser interessante utilizar na função exaustor, junto com um ventilador de mesa virado para fora. Assim, o bafo quente vai sair pela janela e o quarto vai ficar um pouco mais confortável.

Últimas