Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Marina diz que Alemanha anunciará investimento ‘considerável’ a fundo para proteção de florestas

Nação europeia confirma que apoiará a proposta, mas não revela valores; ministra cita expectativa de anúncio ainda na COP30

COP30|Lis Cappi, do R7, enviada especial a Belém

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Alemanha irá anunciar um "investimento considerável" para o fundo de proteção de florestas, o TFFF.
  • O anúncio está previsto para ocorrer durante a COP30 em Belém.
  • Até agora, cinco países já anunciaram contribuições para o programa, totalizando mais de US$ 5,5 bilhões.
  • O Brasil planeja implementar um novo fundo que usará lucros de combustíveis fósseis para a transição energética.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

"A Alemanha disse que vai anunciar o valor, vamos aguardar”, declarou a ministra do Meio Ambiente Fernando Donasci/MMA

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta sexta-feira (7), que a Alemanha prometeu anunciar um “investimento considerável” ao fundo para proteção de florestas, conhecido como TFFF, na sigla em inglês.

A expectativa, segundo Marina, é de que o anúncio seja formalizado pelo país ainda na COP30 em Belém. “A Alemanha disse que vai anunciar o valor, vamos aguardar”, declarou a ministra.


A declaração ocorre após uma reunião entre Brasil e Alemanha. O país europeu anunciou que apoiaria a iniciativa do TFFF, mas não iria divulgar, neste momento, quais seriam os aportes ao fundo proposto pelo Brasil.

Até agora, cinco nações prometeram recursos ao programa anunciado na Cúpula de Líderes. A estimativa do governo brasileiro é de que os valores já tenham alcançado US$ 5,5 bilhões.


Fundo de transição

A ministra também comentou a previsão de um novo fundo anunciado pelo presidente Lula, que destina parte do lucro de combustíveis fósseis para a transição energética.

Segundo apurou o R7, a ideia é começar uma implementação nacional, para depois expandir e buscar apoio entre outros países. Uma das possibilidades da primeira etapa será o envio de um projeto ao Congresso Nacional.


“O presidente se referiu que parte da necessidade dos lucros do petróleo seja utilizado para transição energética global e para promover justiça climática e, além de propor isso ao mundo, ele disse que o Brasil fará isso internamente. É claro que é anúncio agora, caberá ao governo se mobilizar para cumprir”, afirmou Marina.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.