Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Presidência brasileira da COP30 planeja texto paralelo sobre combustíveis fósseis

Com o debate sobre petróleo travado, o Brasil pode recorrer a uma declaração paralela para evitar o fracasso diplomático da COP30

COP30|Da Reuters e Com a redação do R7 em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Brasil planeja apresentar um texto paralelo sobre combustíveis fósseis na COP30.
  • As negociações enfrentam impasse devido à rejeição de países árabes a referências ao abandono do petróleo e gás.
  • A proposta brasileira busca evitar o fracasso diplomático da conferência.
  • Grupos menores foram formados para buscar alternativas de redação e evitar uma ruptura formal no final da COP30.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente da COP30 fala durante coletiva: texto paralelo do Brasil surgiu após impasse sobre combustíveis fósseis Oswaldo Forte/FotoArena/Estadão Conteúdo - 21.11.2025

O Brasil planeja apresentar um texto paralelo sobre combustíveis fósseis fora de um acordo da COP30 que seria acordado pelos países, disseram duas fontes neste sábado (22).

Não ficou claro se o próprio Brasil emitiria a declaração ou se outros países já haviam se comprometido a apoiá-la.


As negociações da COP30 entraram em impasse com a movimentação para redigir um texto paralelo sobre combustíveis fósseis — iniciativa articulada para manter o tema fora do acordo final caso não surja consenso.

A proposta surgiu após países árabes, sob liderança da Arábia Saudita, rejeitarem qualquer referência ao abandono do petróleo e do gás. No sentido oposto, União Europeia e Colômbia pressionam por uma sinalização clara da conferência sobre o futuro da matriz energética mundial.


Embora o roteiro global da transição energética seja uma das prioridades públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil adota postura discreta nesse eixo sensível da negociação.

Impacto para os árabes

Para o bloco árabe, inserir combustíveis fósseis no documento final traria impacto econômico direto às nações dependentes da exploração petrolífera. O impasse trava também outros três temas: metas nacionais de redução de emissões, medidas unilaterais de comércio e financiamento para adaptação climática.


Sem avanço, a presidência da COP passou a reunir delegações em grupos menores para buscar alternativas de redação. A depender do resultado, o texto paralelo sobre combustíveis fósseis pode se transformar na saída política para evitar ruptura formal no último dia da conferência.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.