7 perguntas e respostas para saber mais sobre o zika vírus
Dos sintomas ao tratamento, fique por dentro das principais questões que envolvem a doença
Cuidado com o Mosquito|Conteúdo Patrocinado
Como acontece a transmissão do zika vírus?
O zika vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, por relação sexual sem proteção e também de mãe para o feto durante a gravidez. Se o feto for infectado durante a gestação, poderá desenvolver lesões cerebrais irreversíveis.
O zika vírus traz mais risco de complicações neurológicas do que dengue, febre amarela e chikungunya?
Sim, entre elas estão encefalites, a Síndrome de Guillain Barré e a microcefalia.
Quais os principais sintomas do zika vírus?
Febre baixa, muitas vezes não percebida; conjuntivite (olho vermelho) sem secreção; mialgia e dor de cabeça; dor nas juntas; e “vermelhão” em todo o corpo com muita coceira após alguns dias.
Em quanto tempo, em média, é possível curar a infecção por zika?
Na maioria dos casos, a infecção por zika vírus é branda e tem cura espontânea após 10 dias. Porém, vale lembrar que as principais complicações são neurológicas e devem ser tratadas caso a caso.
Como é feito o tratamento?
Pode variar de acordo com os sintomas, mas geralmente é realizado com analgésicos, antitérmicos e outros medicamentos para controlar a febre e a dor.
Como ter certeza de que estou com zika vírus?
O diagnóstico é clínico e deve ser feito por um médico. O resultado é confirmado por meio de exames laboratoriais de sorologia e de biologia molecular ou por meio do teste rápido, usado para a triagem.
Qual é a melhor maneira para prevenir o zika vírus?
A melhor e mais eficaz é evitar a proliferação do Aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros da residência. Por isso, é tão importante que cada um faça a sua parte!
Fonte:
Zika Vírus: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Ministério da Saúde, 2019. Disponível em http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/zika-virus. Acesso em 14/11/2019.