Cuidado com o Mosquito Use 10 minutos do seu dia para acabar com o Aedes aegypti 

Use 10 minutos do seu dia para acabar com o Aedes aegypti 

Iniciativa do Instituto Oswaldo Cruz é inspirada na estratégia de controle adotada em Cingapura  

Projeto contra dengue é inspirado em iniciativa bem-sucedida realizada Cingapura

Projeto contra dengue é inspirado em iniciativa bem-sucedida realizada Cingapura

Pixabay

O que são 10 minutos para quem tem uma semana com mais de dez mil minutos? Aqui, a falta de tempo não é uma desculpa aceitável, principalmente quando a saúde de toda a família está em jogo. A proposta “10 Minutos contra o Aedes”, que foi idealizada pelos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) teve como inspiração uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura para interromper o pico da epidemia de dengue naquele país.

O bem-sucedido plano exigia da população apenas 10 minutos semanais em ações para a limpeza dos criadouros na própria residência. Vale lembrar que o Aedes aegypti é um mosquito que se reproduz dentro e ao redor das casas e ao agir uma vez por semana já é possível interferir no desenvolvimento do vetor e no seu ciclo de vida. Essa ação semanal por si só já pode impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta.

No Brasil
O projeto “10 Minutos Contra o Aedes” foi desenvolvido por especialistas dos laboratórios de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores e de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do IOC em parceria com profissionais de comunicação do Instituto e já foi implementado no Rio de Janeiro, nas comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, e também ganhou apoio da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que se baseou na ideia para lançar uma campanha de mobilização, controle e enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti.

Veja como fazer a sua parte em apenas 10 minutos:

Quadro inspirado no projeto "10 Minutos contra o Aedes" do Instituto Oswaldo Cruz

Quadro inspirado no projeto "10 Minutos contra o Aedes" do Instituto Oswaldo Cruz

Arte R7