Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Descarte de lixo e falta de reciclagem são tema do Estúdio News deste sábado (4)

Ignorar a reutilização de materiais pode trazer consequências muito graves para o meio ambiente e o futuro do planeta

Noticias|Do R7

Na foto, Fernanda Romero e Sylmara Dias
Na foto, Fernanda Romero e Sylmara Dias

A grande quantidade de lixo produzida no planeta é vilã quando se pensa nas questões ambientais. Além disso, sofremos com o descarte incorreto, a não reutilização adequada e o desperdício, consequentes do consumo acelerado. Temos em torno de 390 quilos de resíduos gerados por habitante por ano.

Para Sylmara Lopes F. Gonçalves Dias, professora de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), a grande produção de lixo não é prerrogativa do Brasil.

“Hoje, a vida moderna faz com que a gente use muitas coisas descartáveis, use uma única só vez, o que faz com que cresça assustadoramente a quantidade do que descartarmos e tenha uma referência importante que, quanto mais riqueza, quanto mais rico o país, maior é a quantidade de descarte que se tem. Existe uma régua de mais riqueza mais lixo, isso é bem complexo”, afirma Sylmara.

A coordenadora do departamento técnico da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Fernanda Romero, explica o perfil do lixo produzido no Brasil.


“A gente estima que cerca de 30% dos resíduos que nós geramos sejam compostos por resíduos recicláveis secos, estamos falando do plástico, do papel, do alumínio, são 30% daquilo que a gente gera incluindo nas nossas residências que têm esse perfil. Por outro lado, também temos a fração orgânica, que é a mais expressiva, composta por restos de alimentos e resíduos verdes, 50% desses materiais que nós geramos são compostos pela matéria orgânica”, explica.

Porém lidamos com a falta de informação do que é reciclável ou não, e muita gente ainda tem dúvida sobre a legalidade e funcionalidade do aterro sanitário.


Sylmara acha que o aterro é uma solução importante, mas ressalta a importância de se repensar outras formas mais atuais e eficazes para solução do problema.

“Temos um enorme problema, ele é complexo, são milhares de tipos de resíduos e eu preciso também pensar em múltiplas soluções para esse problema complexo de uma cidade que é lidar com seu descarte”.


Com relação ao material orgânico, Fernanda Romero afirma serem metade da solução.

“Uma vez identificado, reconhecido e investido em todo esse potencial que a fração oferece, a gente pode inclusive reduzir a nossa dependência dos fertilizantes químicos que para o Brasil é uma questão muito importante já que uma das principais atividades é a agricultura, necessitamos urgentemente reconhecer esse potencial e fazer os esforços para que essa fração seja aproveitada”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.