Economia 2022 é ano de desaceleração, não de recessão, diz Guardado do BC

2022 é ano de desaceleração, não de recessão, diz Guardado do BC

BACEN-GUARDADO-CRESCIMENTO:2022 é ano de desaceleração, não de recessão, diz Guardado do BC

Reuters - Economia

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos​ do Banco Central, Fernanda Guardado, afirmou nesta terça-feira que 2022 é ano de desaceleração econômica, e não de recessão.

Ao participar de webinário promovido pela Aberj, ela afirmou que a autoridade monetária tem ciência das revisões para o Produto Interno Bruto (PIB) no vermelho feitas por "muita gente", mas frisou que o BC tem "muita dificuldade" em ver esses números negativos para o ano que vem.

Guardado pontuou que o BC não trabalha com cenário de estagflação, já que vê crescimento positivo para o Brasil em 2022, com ajuda, por exemplo, do setor agropecuário e do setor de serviços, este último buscando seu "novo equilíbrio" após o impacto sofrido pela pandemia de Covid-19.

Em relação à discussão sobre dominância fiscal, a diretora avaliou ser muito difícil dizer que o BC está sendo passivo e acomodando a política fiscal.

Segundo ela, isso seria acreditar que BC não vai colocar a taxa de juros no patamar necessário por conta de preocupação com a sustentabilidade com a dívida, sendo que esse quadro não é condizente com as ações que estão sendo efetivamente tomadas pela autoridade.

Últimas