Ações das Americanas caem mais de 5% com site fora do ar
Após acesso não autorizado, plataformas saíram do ar na madrugada do sábado (19); não há previsão de volta
Economia|Do R7
Os sites das plataformas de ecommerce Americanas e Submarino estão fora do ar desde a madrugada do sábado (19), após ter sido identificado um “acesso não autorizado”, de acordo com nota oficial das empresas. As lojas virtuais fazem parte do grupo Americanas S.A. Às 17h desta segunda (21), o serviço continuava indisponível.
Os papéis das Americanas recuavam 5,75% por volta das 16h30, com aplicativos e site fora do ar. Segundo a corretora Genial, a medida de segurança que retirou os sistemas de funcionamento prejudica as operações digitais do marketplace. “Vale lembrar que mais de 60% da receita bruta da companhia vem através do canal digital. Não há previsão de normalização, e, segundo a companhia, suas bases de dados não foram comprometidas”, afirma a casa em comentário a clientes.
“A Americanas acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de ecommerce o mais rápido possível”, diz o texto.
Na manhã desta segunda-feira (21), usuários reclamaram por meio das redes sociais em razão de os serviços oferecidos pelas plataformas – acompanhamento de entregas, por exemplo – não estarem disponíveis.
Ainda não há previsão de quando os serviços dos sites serão restabelecidos. Embora possa haver suspeitas, ainda não há confirmação oficial sobre ataque de hacker.
Também segundo a nota, as lojas físicas "não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando".
A questão da segurança das operações digitais vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas brasileiras. No ano passado, ataques de hackers afetaram os sistemas do gigante do varejo Renner e também da Fleury, de exames laboratoriais. Segundo pesquisa divulgada em janeiro de 2022, as empresas brasileiras estão aumentando investimentos nessa área.